FPL • ACESSO ALUNO AO SISTEMA AULA

FPL • ACESSO PROFESSOR AO SISTEMA AULA

Mestrado • Corpo Docente

Corpo docente permanente:

Domingos Antônio Giroletti

  • Graduado e Licenciado em Filosofia e Estudos Sociais (1970) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974). Doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (1987). Pós doutorado em Relações Internacionais pela The London School of Economics and Politcal Scienice. (1993-1995 ). Atualmente, é professor titular do MPA/ Fundação Pedro Leopoldo. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação Grupo de Pesquisa Interdisciplinar - FAPEMIG . Apresentador do Programa televisivo - Interconexão Brasil - BH News - Canal 9 da NET e canal 29. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Empresarial, Competitividade, Responsabilidade Social, Terceiro Setor, Cultura Organizacional e Educação.
  • Lattes: http://goo.gl/7veQSw

Eloísa Helena Rodrigues Guimarães

  • Graduada em Letras, com Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Professora de Língua Portuguesa, com trajetória no Ensino Fundamental e no Ensino Superior. É professora titular da Fundação Pedro Leopoldo, atuando em cursos de licenciatura, da área de ciências exatas e gerenciais, pós-graduação e mestrado. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Linguística Aplicada. Na área da Educação, atua em cursos de formação continuada de professores, discutindo temas ligados à aquisição e ao desenvolvimento da língua escrita e ao ensino de Língua Portuguesa. No mestrado Profissional em Administração, atua na linha de pesquisa Ensino e pesquisa em Administração e ministra as disciplinas Metodologia do Ensino Superior e Redação Acadêmica.
  • Lattes: http://goo.gl/FvKGB0

Ester Eliane Jeunon

  • Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas da Fundação Mineira e Educação - FUMEC (1984), mestrado em Administração pela FACE/Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília - UNB (200). Atualmente é professor da Fundação Pedro Leopoldo e professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, comportamento econômico, valores e relação organizações (privadas, públicas e não governamentais) e mercado.
  • Lattes: http://goo.gl/Gd3nwv

Frederico César Mafra Pereira

  • Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, e Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG. Atualmente CEO e Consultor Sênior da EmpresariALL Soluções em Gestão & Educação Corporativa, com experiência nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Marketing Empresarial, Economia e Pesquisa de Mercado. Foi Sócio e Consultor Sênior da GLOBAL ON Consultores Associados (Consultoria e Assessoria Empresarial), Analista de Inteligência Competitiva do SEBRAE/MG (co-responsável pela implementação da Unidade de Inteligência Empresarial e da atividade de IC na Instituição, além de ter participado do projeto Portal do Conhecimento Corporativo), Consultor Empresarial na Oikos Consultores Associados (Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Pesquisa de Mercado), Consultor Pleno na Fiber Consulting (Balanced Scorecard) e Gerente de Marketing na CP2 Consultoria, Pesquisa e Planejamento (Marketing Estratégico e Pesquisa de Mercado). Além de Consultor, atua como palestrante organizacional e professor há 15 anos, estando atualmente locado como professor permanente do Mestrado Profissional em Administração da FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo), e como professor convidado em programas de MBA, Pós-Graduação, Especialização, Cursos In Company e Programas Executivos, em instituições como IBMEC-MG, IEC-PUCMinas e Fundação Dom Cabral (FDC).
  • Lattes: http://goo.gl/vwrKUd

José Antônio de Sousa Neto

  • Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Ferderal de Minas Gerais (1984), MBA em International Banking and Finance (1992) e doutorado em Accounting and Finance - PhD - The University of Birmingham (2001). É professor e pesquisador da Fundação Pedro Leopoldo. Foi Coordenador de Parcerias (RDI) da Fundação Dom Cabral onde atualmente é professor associado. Atua em áreas relacionadas ao desenvolvimento e profissionalização de empresas familiares e em áreas relacionadas ao desenvolvimento de negócios e finanças, entre elas: Finanças corporativas, gestão de valor, desenvolvimento e financiamento de projetos, opções reais e governança corporativa.
  • Lattes: http://goo.gl/ktrESp

José Edson Lara

  • Possui Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (1977), Mestrado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP (1986), com área de concentração em Marketing (Negócios Internacionais) e Doutorado em Administração - Universitat Autònoma de Barcelona (1993) com Tese na área de Consultoria em Estratégia Corporativa. É professor aposentado como Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou mais de setenta artigos em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais. Publicou seis capítulos de livros e quatro manuais. Orientou seis Doutores e orienta outros dois. Orientou cinquenta e cinco Mestres e orienta cinco. Participou em mais de cento e setenta bancas de Doutorado, Mestrado e cento e cinquenta e cinco de Especialização. Atuou como executivo na indústria farmacêutica, na indústria de alimentos e no serviço público (área fazendária), sempre em cargos de direção. Prestou serviços como Consultor Corporativo, nas áreas Estratégica e Estrutural, em diversas organizações, públicas e privadas. Ministrou cursos de MBA e de Mestrado em vinte e cinco instituições públicas e privadas. Tem sido conferencista em diversas instituições, nacionais e internacionais. É professor e orientador no curso de Mestrado das Faculdades Pedro Leopoldo. Tem atuado nas áreas de: Marketing, Negócios Internacionais, Estratégia Corporativa, Gestão de Produtos e Tecnologia. Atualmente é Assessor da Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais. É Sócio-Diretor da Future Consulting, empresa de Consultoria em Inteligência Competitiva e Estratégica.
  • Lattes: http://goo.gl/pil53p

Jorge Tadeu de Ramos Neves

  • Experiência profissional em grandes empresas internacionais (Esso Brasileira de Petróleo e Castrol do Brasil); possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), em Economia pela Universidade Cândido Mendes (1978) e em Administração pela Universidade Cândido Mendes (1980), além de Mestrado (DEA) em Génie Industriel et Gestion de Linnovation Technologique - École Centrale de Paris (1986), Doutorado em Génie Industriel et Gestion de Linnovation Technologique - École Centrale de Paris (1992) e Pós-Doutorado em Empreendedorismo e Inovação na Université de Montréal, Canadá. Atualmente é professor e subcoordenador do Mestrado Profissional em Administração das Fundação Pedro Leopoldo e professor Associado 4 da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e professor adjunto 1 do Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC, além de professor convidado da Fundação Dom Cabral. Coordenou o curso de Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transporte na Escola de Engenharia da UFMG em 2009 e o curso de Especialização em Arquitetura e Organização da Informação na Escola de Ciência da Informação da UFMG durante o período de 2009 a 2013. Foi, de 2008 a 2013, Editor da revista Perspectivas em Ciência da Informação (QUALIS A1) e membro do Comité Editorial da revista Ciência da Informação (QUALIS A2). Possui grande experiência nas áreas de Gestão da Inovação, Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento e Comportamento Empreendedor.
  • Lattes: http://goo.gl/YyI0Lc

Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos

  • Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), mestrado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e pos doutorado no Center for Research in Innovation Management - CENTRIM, Universidade de Brighton, na Inglaterra (2007). Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão do Conhecimento e da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, gestão da inovação, gestão de competencias, aprendizagem organizacional e gestão educacional. Foi chefe de divisão e vice-superintendente do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, pertencente à CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear. Foi responsável pela gestão do Instituto Euvaldo Lodi da FIEMG, fortalecendo as parcerias entre Universidades e Empresas. É professora do corpo permanente, desde 2001, do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo onde coordena o Núcleo de Educação Stricto Sensu. É membro da Câmara de Assessoramento do Programa de Capacitação de Recursos Humanos PCRH, da FAPEMIG.
  • Lattes: http://goo.gl/ucV2Mw

Reginaldo de Jesus Carvalho Lima

  • Doutorado em Administração pela UFMG. Membro do Núcleo interdisciplinar sobre gestão em organizações (não) empresariais (Nig.one/UFMG) e do Núcleo de Estudos em Ciência Tecnologia e Inovação - NCiTI. Professor e coordenador do curso de graduação em Administração da FPL e professor do Mestrado Profissional em Administração - MPA. Atuou em cursos de pós-graduação e graduação nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Temas de interesse: Recursos Humanos em Organizações, Inovação e Estratégia.
  • Lattes: http://goo.gl/KjNNWF

Ricardo Vinicíus Dias Jordão

  • O professor Ricardo Vinícius Dias Jordão possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-graduação em Controladoria e Finanças também pela UFMG. Tendo feito MBA em Gestão Empresarial, Mestrado em Administração Estratégica na Fundação Dom Cabral, Mestrado em Contabilidade e Controladoria na UFMG e o European PhD in Management Sciences com concentração em Accounting, Finance and Information Systems pelo Center for Advanced Studies in Management and Economics (UE) em associação com o Swiss Management Center, Switzerland. A experiência profissional acumulada é de mais de 18 anos em organizações públicas e privadas em cargos técnicos, consultivos, executivos e gerenciais. Atualmente, esteve exercendo atividades de Auditor e Consultor de Negócios nas áreas financeira, tributária e de controladoria; sendo professor do Mestrado Profissional em Administração da FPL e pesquisador da UFMG. Além disso, atuando também como professor associado da Fundação Dom Cabral e do IBMEC; tendo, ainda, ministrado cursos de graduação, pós-graduação, MBAs, tecnológicos e sequenciais nas maiores e melhores instituições de ensino do estado de Minas Gerais tais como PUC-Minas, UFOP e UFMG.

Ronaldo Lamounier Locatelli

  • Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1978) e é PhD em Economia - University of London, Inglaterra (1982). Professor Associado da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e, atualmente, professor Titular da Fundação Pedro Leopoldo no Curso de Mestrado Profissional em Administração. Presidiu o Conselho Regional de Economia do Estado de Minas Gerais e atuou como executivo nas seguintes empresas e autarquias: Diretor Vice-Presidente de Finanças e Relações com o Mercado do Banco do Estado de Minas Gerais (BEMGE); Diretor Vice-Presidente de Finanças e de Relações com o Mercado do Banco de Crédito Real; Diretor de Finanças e de Desenvolvimento Sustentável do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); Diretor do Centro em Administração da Fundação João Pinheiro e Diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas (IPEAD-UFMG). Foi membro do Conselho de Administração do BDMG e do BhTec, tendo sido, também, Conselheiro no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Minas Gerais, sendo um dos representantes da sociedade civil, e do Conselho de Desenvolvimento do Município de Belo Horizonte.
  • Lattes: http://goo.gl/JPjjb9

Tarcísio Afonso

  • O Professor Tarcisio Afonso possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), Mestrado em Engenharia da Produção, com ênfase em Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), Mestrado em International Affairs - Ohio University (1978) e Doutorado em Administração - Ohio University (1985). Atualmente é coordenador e professor do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade de Tecnologia do Comércio CDLBH. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística e Estratégia Empresarial, atuando principalmente com os seguintes temas: Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos, Custos Logísticos e Metodologia de Pesquisa Quantitativa.
  • Lattes: http://goo.gl/NMcz1Y

Vera L. Cançado

  • Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), Mestrado (1992), Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e Pós-Doutorado na Macquarie University, Austrália (2014). É professora titular do Mestrado em Administração da Fundação Pedro Leopoldo desde 2000, e professora colaboradora de diversos cursos de pós-graduação. É líder do Tema Gestão de Carreiras no ENANPAD e parecerista em congressos e em diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, bem como em anais de congressos. É consultora organizacional associada à Betania Tanure Associados, atuando em projetos de Transformação Organizacional em grandes empresas. Tem experiência de ensino, profissional e de consultoria na área de Administração, com ênfase em Organização e Gestão de Pessoas.
  • Lattes: http://goo.gl/yaxGEP

Wanderley Ramalho

  • Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), especialista em Engenharia Econômica pelo Instituto de Engenharia Econômica e Administração – INEA (1974), Especialista em Economia Regional pelo CEDEPLAR da Universidade Federal de Minas Gerais (1976), Mestre em International Affairs (major: economics; 1 stminor: industrial and systems engineering; 2 nd minor: political science). Center for International Studies – Ohio University – USA (1981). Doutor em Administração pelo CEPEAD da Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Foi Diretor, Diretor Adjunto e Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto de Pesquisas, Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais - IPEAD/UFMG. Tem experiência com métodos quantitativos aplicados à Economia, Administração e Finanças bem como com Metodologias de Pesquisa.
  • Lattes: http://goo.gl/dAOMvm
TOPO