FPL • ACESSO ALUNO AO SISTEMA AULA

FPL • ACESSO PROFESSOR AO SISTEMA AULA

Mestrado • Projetos de Pesquisa • Grupos de Pesquisa do MPA cadastrados no CNPq

São 3 os grupos de pesquisa da FPL cadastrados no CNPq:

Grupo de Estudos Avançados em Comportamento Organizacional (GEACO)

O Grupo de Estudos Avançados em Comportamento Organizacional (GEACO), credenciado e fomentado pelo CNPq, desde seu início, é coordenado pelo seu fundador, Professor Lúcio Flávio Renault de Moraes, PhD. O GEACO foi criado com o intuito de consolidar o programa de estudos sobre os Construtos Contemporâneos em Comportamento Organizacional em Minas Gerais, com o caráter interinstitucional. A pesquisa eixo se constitui dos estudos entre as variáveis do Comportamento Organizacional e suas interligações. O primeiro segmento contemplou valores no trabalho e suas interfaces, e foi concluído em março/2007. Já o segundo focou a confiança organizacional e suas relações com o comprometimento, e foi finalizado em março/2010. A atual pesquisa busca avançar nos estudos sobre a variável confiança, incorporando-a à variável cultura no cenário globalizado. O grupo, de caráter interinstitucional, é sediado na Fundação Pedro Leopoldo e conta com a parceria do CEPEAD/UFMG, PUC Minas/FDC, FEAD, FUMEC, FJP, FACISABH, entre outros. Merece destaque o novo caráter adquirido pela pesquisa em andamento que se transformou em transcultural de enfoque quantitativo e qualitativo, sendo desenvolvida em empresa componente da cadeia produtiva global que atua no Brasil e em Portugal. Por meio deste estudo, pretende-se aprofundar o tema Confiança, buscando entender suas especificidades em relação à cultura dos países e, assim, adequar e/ou desenvolver teoria aplicável às realidades multiculturais.

Proteção ao Conhecimento Organizacional

Objetivo: As empresas mais inovadoras e competitivas são aquelas que desenvolvem a habilidade de gerenciar a informação e o conhecimento, incorporando-o aos seus produtos e serviços. Dentro deste cenário, a gestão da informação e do conhecimento e a implementação de uma cultura de aprendizagem devem estar inseridas no conjunto de estratégias das empresas. A pesquisa propõe a análise da gestão do conhecimento e da informação nas organizações mineiras, seja do setor público, privado e terceiro setor, envolvendo aspectos relativos ao vazamento de conhecimento, que acontece na interação das empresas com o seu ambiente de trabalho, de forma intencional ou não. As consequências desse vazamento na vida das empresas podem ser positivas ou negativas. A partir deste conceito, a pesquisa tem o objetivo de analisar quais são as principais rotas de vazamento de informações e conhecimentos nas empresas no Brasil.

Núcleo de Estudos em Inteligência e Contra-Inteligência

Objetivo: Possibilitar orientações acadêmicas para a produção de investigações científicas sobre as temáticas: Inteligência e Contra-Inteligência. Proporcionar um ambiente plural e ético, pautado no respeito à alteridade, para a construção de conhecimentos, reflexões teóricas e desenvolvimento de metodologias. Fomentar a elaboração de trabalhos conjuntos, workshops, seminários, encontros e colóquios entre os profissionais da área. Publicação de livros e artigos. Assessoria a instituições públicas e privadas.

Outros Grupos de Pesquisa com participação dos professores do MPA:

  • NECC - Núcleo de Estudos do Comportamento do Consumidor: parceria com a UFMG (Prof. José Edson Lara);
  • Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento nas Organizações: parceria com USP (Profa. Amyra).

Outros projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento ou empresas

Os projetos de pesquisas abaixo, desenvolvidos por professores do MPA, em parceria com outras instituições, são financiados por órgãos de fomento e empresas privadas:

  • GEACO – Grupo de Estudos Avançados em Comportamento do Consumidor - financiados pelo CNPq;
  • Influência da inovação e da governança no potencial transgeracional das empresas familiares em Minas Gerais” - financiado pela FAPEMIG;
  • A Realidade Organizacional e os Novos Desafios na Retenção de Talentos: um estudo multicasos - projeto financiado pela FAPEMIG;
  • Gestão por Competências: a perspectiva sindical e patronal - projeto financiado pelo CNPq;
  • Os projetos setoriais como viabilizadores de inovação e seus impactos na performance exportadora das empresas - financiado pelo CNPq;
  • Avaliação dos Impactos Sócio-econômicos da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação: financiado pela FAPEMIG;
  • A contribuição das neurociências como indicativo da intenção comportamental do consumidor: um estudo sobre neuromarketing - financiado pela FIAT AUTOMÓVEIS.

Estas pesquisas, em parceria com outros programas e financiados por órgãos de fomento, contribuem para a excelência dos nossos professores e sinalizam que os projetos de pesquisa têm relevância para o Estado e para o País do ponto de vista social, econômico e tecnológico.

Lista de outros projetos dos professores do programa

Linha de pesquisa 1: inovação e organizações

Descrição: Projeto de pesquisa aplicada voltado ao dimensionamento da presença da Gestão por Competências em organizações no Brasil, como continuidade do Projeto CNPq Gestão por Competências: a perspectiva sindical (480943/2009-5 - desenvolvido no período de 2010 a 2011), tendo por base a percepção coletiva dos trabalhadores e seus representantes sindicais bem como a percepção coletiva das organizações dos empresários - sindicato patronal - quanto à gestão de competências em termos de práticas, políticas e estratégias organizacionais.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Descrição: Projeto de pesquisa aplicada voltado ao dimensionamento da presença da Gestão por Competências em organizações no Brasil, tendo por base a percepção coletiva dos trabalhadores e seus representantes sindicais bem como a percepção coletiva das organizações dos empresários - sindicato patronal - quanto à gestão de competências em termos de práticas, políticas e estratégias organizacionais. Este projeto está sendo desenvolvido em parceria com Professores da FEA/USP e FJP.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Descrição: No projeto, analisam-se os efeitos da crise sobre a política industrial e os investimentos públicos destinados à promoção do desenvolvimento econômico e social. A permanência da crise tem provocado desindustrialização no país, processos de reestruturação produtiva e mudanças nas estratégias de expansão das empresas. No campo social, tem crescido o desemprego e a exclusão em suas várias formas de manifestações. Esses novos desafios trazidos pela crise e pela globalização exigem novas políticas de desenvolvimento econômico e social e aumentam a responsabilidade social das empresas e do terceiro setor. Na sua realização, serão utilizados levantamentos documentais e pesquisas qualitativas e quantitativas nas suas várias fases, processos e produtos.

Financiador: Fundação Pedro Leopoldo

Descrição: Analisar as metodologias de avaliação de políticas de C,T&I a fim de identificar parâmetros que favoreçam a compreensão dos impactos da inovação tendo em vista a gestão da inovação para o desenvolvimento local. Objetivos específicos: Discutir a relação competitividade e inovação tendo em vista as Políticas de C,T&I e levantar as metodologias utilizadas para a avaliação da inovação.

Financiador: FAPEMIG

Descrição: Este projeto visa identificar as tendências atuais da gestão estratégica de instituições de ensino profissionalizante e superior, tanto públicas quando privadas, no que diz respeito aos projetos de inserção dessas instituições e seus programas de pós-graduação no processo de inovação e desenvolvimento do país, especialmente a implantação de novas tecnologias de gestão e avaliação de desempenho. Os métodos utilizados são os exploratórios-descritivos, utilizando-se de dados documentais, pesquisas quantitativas e qualitativas. Espera-se, com esses estudos, que sejam identificadas e propostas estratégias de gestão eficazes no que diz respeito aos processos de educação formal e profissionalizante - modelos de gestão por competências, modelos de gestão e inovação educacional.

Financiador: Fundação Pedro Leopoldo

Descrição: Permitir a compreensão do fenômeno da inovação em sua dimensão organizacional, assim como discutir possibilidades de gerenciar o processo de inovação no âmbito da empresa. Analisar a importância do comportamento empreendedor no atual momento de mudanças por que passam as organizações e relacionar este comportamento dos colaboradores com a necessidade da organização se tornar mais inovadora.

Financiador(es): Faculdades Pedro Leopoldo - Auxílio financeiro.

Descrição: Tem como objetivo investigar variáveis do comportamento organizacional e suas interfaces em diferentes contextos. O atual estudo de caso combina metodologias quantitativas e qualitativas e está focado em empresa componente da cadeia produtiva global que atua no Brasil e no exterior. O principal resultado esperado é a proposição de modelos para mensuração da confiança organizacional com aplicação prática para diagnósticos empresariais. Este projeto é financiado pelo CNPq (Processo 503813/2008-7) e foi renovado por mérito até o final de 2013.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Descrição: O projeto tem como objetivo analisar o estágio de implementação da gestão da informação e do conhecimento nas organizações, seja do setor privado, do setor educacional ou do setor governamental. Analisando-se as barreiras e facilitadores que as organizações estão enfrentando. São utilizados multi-métodos de pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, geralmente em estudos de caso. Os resultados esperados são: criar um panorama da gestão da informação e do conhecimento em instituições públicas e privadas e formular estratégias visando a implementação deste modelo para elevar a capacidade de inovação e da competitividade. Este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa intitulado Proteção ao conhecimento organizacional do CNPq.

Financiador(es): Faculdades Pedro Leopoldo - Auxílio financeiro.

Descrição: As transformações na esfera produtiva e seu impacto no mundo do trabalho têm estimulado reflexões consistentes acerca da aplicação do potencial humano na geração de valor e de inovações. Nessa direção, considerando diversos níveis de análise, este projeto investiga a abordagem de competências e o processo de aprendizagem nas organizações. Mais especificamente, discute a construção de competências individuais e coletivas e a configuração das tecnologias e práticas relacionadas à aquisição e transferência de saberes. Para tanto, admite diversas perspectivas teóricas e encaminhamentos investigativos, aderentes às vertentes qualitativa e quantitativa de pesquisa.

Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar de que forma o Capital Social Familiar e a Orientação Empreendedora impactam o potencial transgeracional de empresas familiares no Brasil. São consideradas empresas familiares aquelas compostas por três subsistemas interdependentes e superpostos: propriedade, família e gestão. Essas empresas enfrentam dificuldades e crises que ameaçam seu crescimento e sobrevivência, oriundas de pressões e de mudanças do ambiente externo, bem como de problemas internos, vinculados ao seu funcionamento e à busca contínua por adaptação, criatividade e inovação. A hipótese é que quanto maior o CSF e a OE maior o potencial transgeracional das empresas familiares. Potencial transgeracional é entendido como a percepção que se tem da transferência de valor entre gerações sucessivas em empresas familiares. Para testar tal hipótese, serão utilizadas as técnicas de estatística descritiva e análise multivariada de equações estruturais.

Financiador: Fundação Pedro Leopoldo

Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar a influência da inovação e da governança corporativa no potencial transgeracional das empresas familiares dos setores de transporte e construção do estado de Minas Gerais. São consideradas empresas familiares aquelas compostas por três subsistemas interdependentes e superpostos: propriedade, família e gestão. A hipótese deste projeto é que a inovação e a governança influenciam o potencial transgeracional das empresas familiares. Potencial transgeracional é entendido como a percepção que se tem da transferência de valor entre gerações sucessivas em empresas familiares. Para testar tal hipótese, serão utilizadas as técnicas de estatística descristica e análise multivariada de equações estruturais.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

Descrição: Esta pesquisa visa identificar e analisar os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras na gestão de pessoas frente à aceleração da globalização. Na perspectiva da subjetividade, abordam-se temas como a subjetividade no trabalho, identidade, sofrimento e prazer no trabalho, poder nas organizações e gestão de empresas familiares. Para o desenvolvimento da pesquisa empírica, serão realizados diversos estudos de caso e surveys, fruto de dissertações de mestrado. Como metodologia, adota-se a triangulação de dados quantitativos e qualitativos, bem como a de dados secundários como primários. Constitui a unidade de análise desta pesquisa empresas da cadeia produtiva global, localizadas no Brasil. Os resultados esperados são: desenvolvimento de modelos de diagnóstico, modelos de gestão de pessoas; metodologias para intervenção para mudança organizacional.

Financiador: Fundação Pedro Leopoldo



Linha de pesquisa 2: estratégias corporativas

Descrição: O presente estudo tem como objetivo avaliar, sob o ponto de vista de marketing, projetos sociais cujo escopo é a geração de emprego e renda; e desenvolvimento local. Neste sentido, buscam-se investigar as relações entre os parceiros inter setoriais (governo, empresa e ONG), seus interesses e responsabilidades para a consecução efetiva dos objetivos. Os resultados deste estudo poderão contribuir, também, para a demarcação das potencialidades de cada projeto e município estudado.

Descrição: Este projeto objetiva analisar os antecedentes, mediadores e consequentes do comportamento de consumo, tanto no nível individual quanto organizacional. Dentro de uma abordagem interdisciplinar integra conhecimentos de finanças, sociologia, psicologia e economia comportamental, bem como aqueles decorrentes da área mercadológica, especialmente afetos às relações entrem pessoas, organizações e mercados. Para o desenvolvimento do projeto, serão realizados diversos estudos de caso e surveys, fruto de dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de cursos (graduação e pós-graduação), trabalhos (projetos) interdisciplinares. Como metodologia, adota-se a triangulação de dados quantitativos e qualitativos com a utilização de dados secundários e primários. Os resultados esperados são: diagnóstico e o desenvolvimento de escalas e modelos aplicáveis à realidade de organizações dos diversos setores.

Descrição: A partir da década de 1980, e mais acentuadamente na década de 1990, as neurociências apresentaram avanços no que refere ao desenvolvimento de novas técnicas de avaliação do cérebro vivo, possibilitando captar mudanças no funcionamento cerebral durante a estimulação mental, a partir de técnicas não invasivas. Nesse projeto pretende-se, a partir da realização de exames neurofisiológicos, identificar comportamentos relacionados à tomada de decisão para o consumo de veículos. Espera-se que o resultado contribua para o desenvolvimento de novas métricas de pesquisa para as ciências sociais, em especial para a administração e marketing. Linha temática do projeto: Antropologia do Consumo Edital FAPEMIG - 13/2010 - Em parceria com a FIAT Automóveis PROCESSO Nº. : SHA - APQ-03828-10.

Financiador(es): FIAT AUTOMÓVEIS S.A. - Auxílio financeiro.

Descrição: O objeto de atuação deste projeto-eixo consiste na identificação, na formulação, na análise e na validação de conhecimentos organizados e de práticas no campo da estratégia: condicionantes da formulação e da gestão estratégica; descrição e avaliação da competitividade em seus diversos matizes; análise dos ambientes de negócios; propósitos, culturas e níveis da estratégia e da gestão estratégica; análise das estruturas e das capacidades internas e externas da organização, para a cooperação e para a competição; e-estudos do futuro. Assim, as metodologias de estudo consideradas mais viáveis são: estudos de caso, estudos multicasos, estudos comparados, simulações, experimentações, surveys, etnografia e grounded theory. Os principais resultados do projeto são: construção e a aplicação de tipologias e modelos estruturais de estratégias; planos de negócios; Adaptação e aplicação de modelos de negócios.

Financiamento: Fundação Pedro Leopoldo

Descrição: O projeto tem o objetivo de estudar o consórcio de exportação como viabilizador de inovação e seu impacto na performance exportadora do setor moveleiro, sob a coordenação da Profa. Dra. Flavia Luciane Scherer.

Descrição: Este projeto pretende estudar os projetos setoriais como viabilizadores de inovação e seus impactos na performance exportadora das empresas. A coordenadora e responsável pelo projeto é a Profa. Dra. Flavia Luciane Scherer.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Descrição: Este projeto visa identificar práticas e tendências relacionadas às decisões de investimento e geração de valor para empresas, acionistas e governos. Como sub-eixos são investigados o desenvolvimento e profissionalização de empresas familiares e áreas relacionadas ao desenvolvimento de negócios e finanças, entre elas: finanças corporativas, gestão de valor, desenvolvimento e financiamento de projetos, opções reais e governança corporativa.

Financiamento: Fundação Pedro Leopoldo

Descrição: Governança Corporativa Estratégica em Empresas Familiares: um estudo dos papeis e responsabilidades dos conselhos de administração.

Financiador(es): Universidade FUMEC e Fundação Pedro Leopoldo.

Objetivos: 1. Estudar o significado da evolução histórica da marca e os significados da identidade, do posicionamento, da imagem e da reputação para atribuição do seu valor na perspectiva dos vários stakeholders da organização; 2. Estudar teorias e práticas relacionadas à compreensão do comportamento do consumidor, tipos de instituições e transações envolvidas no atendimento de seus desejos e necessidades e a marca como mediadora desses processos; 3 Estudar os significados atribuídos à marca pelo consumidor e os significados atribuídos ao consumidor pela marca, mediado pela propaganda; 4 Testar a aplicabilidade do modelo EPM (Escopo e Posicionamento de Marca) desenvolvido por Tavares, em organizações comerciais, industriais e prestadoras de serviços de grande, médio e pequeno porte; 4 Estudar o comportamento do consumidor segundo os significados atribuidos aos bens de consumo como indicadores de pertencimento e diferenciação entre grupos e classes sociais.

Palavras-chave: Marca; Brand Equity; Imagem; Comportamento do Consumidor; comportamento de compra; Varejo.

Financiamento: Fundação Pedro Leopoldo

Descrição: Este trabalho foi executado em consonância com o Termo de Referência Criado pelo Polo de Inovação Tecnológica de Diamantina SECTES Os escopos deste trabalho estão direcionados à agroindústria, à agricultura familiar e ao turismo, incluindo artesanato e todas as formas de geração de produtos a ele afetos. De acordo com o Censo IBGE (2010), Diamantina não apresenta dados expressivos com relação a qualquer cadeia produtiva ligada ao sistema agroindustrial. Esta pesquisa é realizada atendendo a três espectros: com os residentes da cidade e com os turistas. Para atender ao primeiro, buscando avaliar o seu perfil, utiliza-se dos recursos metodológicos pertinentes, com questionário estruturado e tabulações estatísticas. A segunda pesquisa realizada descreve o perfil dos turistas que visitam a cidade, com o objetivo de produzir informações para a melhoria da oferta de produtos e serviços na cidade. Já a pesquisa sobre dados econômicos versa, primordialmente sobre as especificidades dos arranjos produtivos locais e a construção civil.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

Descrição: Neste grupo, são congregados estudos que dependem da participação de profissionais externos à universidade e que são voltados para a solução de problemas reais enfrentados por empresas e/ou outras organizações. O grupo tem como objetivo proporcionar a seus membros oportunidades de interação entre o meio acadêmico e o meio profissional, objetivando o desenvolvimento de pesquisas aplicadas em contabilidade, finanças e gestão. Isto vem sendo implementado por meio de diversos projetos incluindo este. Esta linha de pesquisa abrange estudos sobre estimação de custos, formação de preços, análise de custos, indicadores de desempenho, controle operacional, controle financeiro e orçamento empresarial.

Financiamento: UFMG

Descrição: Nesta linha de pesquisa estão incluídos os estudos relacionados com os seguintes temas: planejamento e controle da produção e de serviços, logística, marketing de serviços, comércio eletrônico, marketing na internet, formação de preços, relacionamento entre decisões de marketing e de produção.

Financiamento: UFMG

Descrição: Este projeto de pesquisa propõe identificar a estrutura de capital e analisar suas implicações no desempenho e geração de valor nas corporações brasileiras. A estrutura de capital vem merecendo destaque nas estratégias corporativas, especialmente após as contribuições seminais nas décadas de 50 e 60 de dois ganhadores do Prêmio Nobel em economia: Modigliani e Miller.

Financiamento: Fundação Pedro Leopoldo

Descrição: Compreender o comportamento do consumidor, analisando a relação deste com a preocupação e conscientização ambiental do planeta, do coletivo, e do ser.

Financiamento: Fundação Pedro Leopoldo

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