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FPL: a força da COMPETÊNCIA

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VAGAS REMANESCENTES - 30/06
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ADMINISTRAÇÃO

  • Warlen de Oliveira Gonçalves;
  • Rodrigo Renato Silveira;
  • Tatiane Daniela Fonseca Félix.

CIÊNCIAS ​CONTÁBEIS

  • Isabela Neres Brito;
  • José Tomaz de Aquino Netto;
  • Natiely Suelen Rodrigues Rocha;
  • Wagner Luiz Pereira.

DIREITO

  • Tamíris Fonseca Félix;
  • Álisson Soares Perucci;
  • Ana Isabel Barreto Fernandes;
  • Ilce Alves Rocha Perdigão;
  • Jemima Fernandes Bazana e Silva;
  • Lorena Rodrigues de Vilhena Campos.

LOGÍSTICA

  • Uflander José Perazolli;
  • Gerzílio Cordeiro Lima​.

O Curso de Administração promoverá o I Torneio de Xadrez da FPL. A iniciativa do aluno Paulo Roberto Brasileiro apoiada pelos professores Samuel Freitas, Aloísio Constantino e Reginaldo Lima (Coordenador do Curso) pretende incentivar os estudantes a desenvolver competências e habilidades ligadas ao jogo de xadrez, como visão de ambiente, estratégia, inteligência emocional, tomada de decisão e autocontrole, que são imprescindíveis para a carreira.

As inscrições já estão abertas aqui, em nosso Site. Os pré-requisitos para participar do Torneio são: saber jogar xadrez clássico e integrar a Comunidade Acadêmica (ser aluno, professor ou funcionário). As inscrições serão encerradas em 31 de julho. O regulamento também pode ser conferido aqui.

As partidas acontecerão nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, na Biblioteca. A final será disputada em 2 de setembro e a premiação para os três primeiros colocados será feita na Semana de Administração.

Dúvidas poderão ser esclarecidas com Paulo Roberto Brasileiro pelos contatos: paulorobertobrasileiro@gmail.com ou (31) 9989-6978.

Placa que homenageia Professor Arnaldo Carneiro Vianna, que é destaque na educação mineira, foi descerrada nesta semana.

A FPL e o Projeto Terras Fidalgo inauguraram, na tarde de segunda-feira, 22 de junho, a placa que nomeia a Instituição. O campus passa a ser denominado Professor Arnaldo Carneiro Vianna. A solenidade contou com a presença da Comunidade Acadêmica e também de Milton Vianna Dias, sua esposa Eliane e Eder Campos, da MVD Empreendimentos, empresa que abriga o Projeto Terras Fidalgo, onde está instalada a Instituição.

Referência na área de Educação no Estado, o Professor Arnaldo Carneiro Vianna foi fundador do conceituado Ginásio São José, na cidade mineira de Ubá, onde nasceu. Ele também atuou como professor e gestor em várias instituições de ensino, além de cargos no Executivo do Estado de Minas Gerais. Foi um ferrenho defensor da Educação como instrumento de desenvolvimento do País.

Mestre dedicado e competente, o Professor Arnaldo Carneiro Vianna teve uma reconhecida carreira na área de Educação e deixou a função pública ao atingir a idade limite de 70 anos, de acordo com a lei. Lecionou para várias gerações e teve alunos que notabilizaram em diversos setores, como o ex-senador Artur Bernardes Filho e o compositor Ari Barroso.

O Professor Arnaldo Carneiro Vianna é avô materno de Milton Vianna Dias, empreendedor do Projeto Terras Fidalgo e fundador do Grupo Precon.

Para torna-se um profissional de destaque é preciso ter oportunidades de conhecer múltiplas visões da área de atuação e também descobrir nuances dos processos de variados segmentos para desempenhar funções com desenvoltura.

O Curso de Logística da FPL proporciona conhecimentos e experiências além da sala de aula para formar profissionais competentes. Na noite do dia 16 de junho, Luiz Flávio Almeida, Analista de Suprimentos da Holcim, ministrou, na Instituição, a palestra “Logística: os componentes do desafio”, a convite da Professora Cristiane Oliveira.

Atuando na área de Contratações Logísticas, o Analista apresentou detalhes sobre o planejamento logístico, levando em consideração os diversos aspectos do cenário nacional, desde as atuais variações do mercado, passando pela macroeconomia até aspectos políticos.

Porto Seco em Juiz de Fora

No início deste mês, os alunos do 4° Módulo do Curso conheceram documentos e impostos imprescindíveis para o desembarque e desembaraço aduaneiro de mercadorias no Porto Seco de Juiz de Fora.

A visita técnica conduzida pelo Professor Cláudio Mendes no dia 6 de junho proporcionou ainda um amplo detalhamento sobre Logística Integrada e Logística 360°, que priorizam a precisão: disponibilizar o produto na quantidade, hora e lugar certos.


Ambev em Santa Luzia

No Centro de Distribuição da Ambev, em Santa Luzia, os alunos conheceram o processo de despacho de bebidas feito pelas empresas Monarca e Transvalente para mais de 1,9 mil pontos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Acompanhados pelo Professor Júlio César Lopes, no dia 16 de maio, os estudantes tiveram ainda a oportunidade de ver o carregamento de 110 caminhões que saem para entregar as mercadorias.

Eles também acompanharam reuniões realizadas com as equipes da Ambev e as transportadoras, nas quais foram apresentados indicadores, como tempo médio de liberação de veículos e quantidade de entregas não realizadas. Eles ainda analisaram os principais sistemas de logística da Empresa e o uso de smartphones com o software de acompanhamento de entregas de bebidas.

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Responda a Avaliação Institucional até 3 de julho em nosso Sistema @ula. A Avaliação Institucional é uma importante ferramenta de melhoria contínua da Instituição, além de também detectar os pontos fortes, visando preservá-los e enaltecê-los. Importante: todas as respostas são sempre sigilosas.​

Uma intensa movimentação marcou a noite de 10 de junho na FPL. Mais de mil pessoas circularam pela Instituição durante a Feira de Negócios. Promovida pelo Professor Samuel Freitas junto com os alunos dos cursos de Administração (1° Período), Ciências Contábeis (8° Período) e Escola de Formação Gerencial (3° Ano), o Evento interdisciplinar que está na 16ª edição desenvolve e aperfeiçoa competências empreendedoras através do fomento de novos projetos e interação com parceiros reais.

Neste ano, os estudantes apresentaram 13 novos projetos que se valeram de atraentes estratégias para a comercialização de produtos e serviços que despertam o desejo de consumo dos visitantes.

A Feira é sempre cuidadosamente planejada em sala de aula. Durante um semestre, os alunos elaboram um plano de negócios no qual projetam negócios para serem viabilizados no mercado. “Os alunos aplicam o conteúdo e criam empresas”, explica o Professor Samuel Freitas.

Em 2015, o Professor observa que as parcerias com negócios reais intensificaram-se, ampliando as trocas de experiências e o aprendizado proporcionado nas aulas. Também houve um aumento do número de patrocinadores e visitantes, proporcionando maior visibilidade ao Evento.

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Encontro que congrega todos os núcleos da Instituição conversa sobre grande tendência de mercado que gera competitividade às organizações.

Aliar-se para produzir riqueza. Embora pareça um desafio, as empresas que apostarem nesta grande tendência ganharão mercado. Com essa tônica, a FPL debateu sobre “Redes Empresariais e Competitividade” no XV Encontro Regional Gestão & Tecnologia realizado de 20 a 23 de maio.

O Café de Negócios, nesta edição integrado ao Evento, trouxe a tônica com o tema “Alinhamento Estratégico e Cooperação entre Empresas para Geração de Riqueza” com os professores José Antônio Sousa Neto e Reginaldo de Jesus Carvalho Lima, do Mestrado Profissional em Administração. O Café de Negócios foi realizado na manhã de quarta-feira, dia 20 de maio, no Auditório Chico Xavier, no Hotel Tupyguá Brasil, parceiro da Instituição junto com o Adelso Gourmet.

“Desenvolvimento de Redes Empresariais: Inteligência e Competitividade” foi o assunto da abertura oficial do Encontro Regional Gestão & Tecnologia, no Auditório Juscelino Kubischek, na Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais, com a conferência de Rosália Paraíso Matta de Paula, que é sócio-fundadora e membro do Conselho Direitor da Documentar, Vice-presidente de BPM e ECM da Sucesu-MG e Diretora da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa.

Na noite de quinta-feira, dia 21 de maio, duas conferências trouxeram, simultaneamente, outras nuances sobre redes empresariais. No Auditório do Sinticomex, Ricardo Dias Pimenta explanou sobre “A Construção dos Resultados Empresariais”. O conferencista é mestre em Administração e atuou como executivo na Fundação Dom Cabral, Mendes Jr. E Grupo MenMendes.

Já no Auditório do Senai, Júlio Cezar de Andrade Miranda, que é Comunicador Social, Diretor da MirandaConsult, do Conselho de Presidentes e Conselho de Gestores, conversou sobre o “Desenvolvimento de redes empresariais e a importância crescente da mudança organizacional como elemento de competitividade”.

Na sexta-feira, dia 22 de maio, pela manhã, Professor Reginaldo Lima, do Mestrado Profissional em Administração, desenvolveu, na FPL, com os alunos da Escola de Formação Gerencial, o workshop “Desenvolvimento de Redes Empresariais: Estratégia, Processos e Pessoas”.

Com 14 diversificadas atividades na noite de sexta-feira, na FPL, a Comunidade Acadêmica e também a Sociedade conheceram desde redes de relacionamento no contexto do desenvolvimento social passando por inteligência competitiva em centrais de negócios até a economia colaborativa e o conflito de gerações.

Ainda na noite de sexta-feira, a FPL promoveu a primeira edição do Encontro de Autores, que movimentou a Instituição. Em um momento informal, os professores autores de livros (Amauri César Alves, André de Abreu Costa, Betzaida Mata Machado, Charley Teixeira Chaves, Fabrício Veiga Costa, Fernando Antônio Amoni e Jamine Bredam) conversaram com a Comunidade Acadêmica e convidados sobre suas obras. O Professor José Edson Lara, editor da Gestão & Tecnologia, também apresentou detalhes da Revista Científica.

Durante todo o sábado, o tema “Redes Empresariais e Competitividade” foi debatido em profundidade com o Mestrado Profissional em Administração, na FPL. Coordenados pelo Professor José Antônio de Sousa Neto, os professores, consultores e pesquisadores Anderson Mota e João Paulo Lara de Siqueira (Uninove) explanaram sobre “Alinhamento Estratégico e Cooperação para a Governança em Redes de Empresas” e “Clusters e Redes de Negócios: uma nova visão para a gestão de negócios”. Direcionamento estratégico, mentalidade para parceria e a necessidade de governança estão entre os alicerces detalhados pelos conferencistas.

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Instituição planeja desenvolver projeto para intercâmbio de experiências com conglomerado de escolas de formação técnica e superior no Primeiro Mundo.

A representante da AoC (Association of Colleges), Ayesha Williams conheceu detalhes da FPL, na tarde do dia 14 de maio, quando visitou a Instituição acompanhada de NneNne Iwuji-Eme, Primeira Secretaria de Infraestrutura, Energia, Educação e GREAT (Consulado-Geral Britânico – São Paulo) e também do Professor José Antônio de Sousa Neto, do Mestrado Profissional em Administração e Cônsul Britânico.

Com um modelo pedagógico semelhante a FPL, a AOC capacita jovens em cursos técnicos e tecnólogos em diversificadas áreas para atuar em organizações do Reino Unido (Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte).

De acordo com Ayesha Williams, a formação profissional dos alunos é alinhada com as demandas do mercado. “Capacitamos jovens para trabalhar na BMW, General Motors e outras várias grandes indústrias. Nossos professores são preparados para ensinar a teoria e também têm grande vivência profissional, além de lecionar nas mesmas áreas nas quais atuam profissionalmente”, observa a representante da AOC.

Também com a formação direcionada para o competitivo mercado de trabalho, a FPL preza por oferecer aos alunos um corpo docente com competência acadêmica e de mercado. “Também temos excelentes professores que são mestres, doutores e pós-doutores com ampla vivência profissional”, sublinha o Diretor Geral, Carlos Portela.

A FPL pretende estreitar elos com a AoC para maximizar as oportunidades de aprendizagem da Comunidade Acadêmica. Até o próximo ano, deverá ser apresentado um projeto para a promoção desses potenciais intercâmbios de experiências para alunos e professores.

O Diretor Geral da FPL, Carlos Alberto Portela e a Coordenadora do Núcleo de Educação Corporativa, Adriana Cerqueira, apresentaram, na manhã de terça-feira, dia 12 de maio, a Instituição para gestores das áreas de Recursos Humanos e também responsáveis pelas áreas de Segurança de indústrias instaladas no Vetor Norte.

Realizada mensalmente no Hotel San Diego, em Vespasiano, a iniciativa do Sesi Senai da cidade congrega mais de 40 participantes para integrar experiências, contatos e demandas do segmento.

A destacada colocação da FPL no cenário educacional brasileiro esteve em voga na apresentação da excelência em ensino da Instituição: 8ª melhor faculdade de Minas Gerais (entre 236) e a 48ª do Brasil (entre 1.645), o que coloca no seleto grupo das 3% melhores instituições do País.

Desde o ensino médio e técnico em formação empreendedora e gerencial, passando pelas graduações, pós-graduações, capacitações, soluções customizadas para as organizações e mestrado profissional em Administração, a FPL alicerça-se em competência, prezando sempre por resultados impreterivelmente conduzidos pela ética.

Os cursos de Graduação também receberam destaque, uma vez que o aprimoramento dos colaboradores que atuam nas indústrias pode obter expressivos ganhos ao prestarem vestibular para ingressarem no ensino superior já no segundo semestre deste ano para os cursos de Administração, Agronegócio, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Direito e Logística.

Teve destaque também a estrutura da FPL para conduzir programas de educação corporativa, como cursos de qualificação e capacitação de longa e curta duração, devidamente concebidos para atender as necessidades das empresas.

Priorizar a FPL para o recrutamento de mão de obra qualificada foi outro aspecto que esteve em pauta nesse encontro. “Temos um rico banco de talentos com currículos de alunos e ex-alunos para variadas funções nas indústrias”, observa Portela.

Instituição integrou ação desenvolvida pelo CRA-MG que compartilha conhecimentos da profissão de Administrador.

“Sangue nos olhos”. Com essa expressão, o Administrador Jehu Pinto de Aguilar Filho inicia sua palestra na noite do dia 28 de abril, no Auditório do Sinticomex, para os alunos de Administração e Logística da FPL.

A Instituição participou do Circuito Mineiro de Administração, promovido pelo CRA-MG (Conselho Regional de Administração de Minas Gerais). O também Vice-presidente de Marketing da Entidade ministrou a palestra “Entusiasmo, motivação e competência. Fatores essenciais para o sucesso profissional”. Realizado em todo o Estado, o Evento compartilha conhecimentos para o exercício da profissão de Administrador.

Com uma sociedade em permanente mudança, o Administrador precisa sair da zona de conforto e adaptar-se a realidade para fazer a diferença. Determinação, ousadia, entusiasmo e dinamismo também são sempre considerados grandes diferenciais do Administrador. “As empresas querem pessoas que agreguem valor, que somem, para fazer o melhor”, salienta.

Jehu Aguilar acredita que a chave do sucesso na carreira está em desenvolver a competência, habilidade e atitude. Ética e responsabilidade social também devem estar sempre presentes na conduta profissional do Administrador, além de criatividade, inovação, negociação, liderança, habilidade de comunicação, integridade e visão holística. O domínio das ferramentas tecnológicas e a permanente curiosidade são sempre imprescindíveis à atuação de um profissional da Área.

Nova composição da Comissão Permanente de Avaliação contribuirá para o aprimoramento da avaliação institucional, exigência legal do MEC, além de também auxiliar nas tomadas de decisões gerenciais.

A Direção Geral empossou, na manhã de segunda-feira, dia 6 de abril, na FPL, a nova CPA (Comissão Própria de Avaliação). O órgão é composto pela COGEAV (Coordenadoria de Gestão de Avaliação) e membros que representam a Comunidade Acadêmica e Sociedade Civil. A nova composição do órgão colaborará, nos próximos dois anos, com a avaliação institucional, uma exigência legal do MEC (Ministério da Educação) para o ensino superior.

A CPA é responsável por conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Essas informações são essenciais para vários aspectos legais da Instituição, como autorizações de novos cursos.

Integram a CPA da FPL (2015-2017):

COGEAV

• O presidente, Professor Nízio Geraldo dos Santos, que atua na Instituição há, aproximadamente, 40 anos;
• A consultora técnica, Professora Catarina Capella, que atua na CPA desde a fundação, em 2005.
• O auxiliar técnico, James Barboza Graça.

MEMBROS DA CPA

PROFESSORES

Administração:

• Samuel Alves de Freitas (titular);
• Fernanda Freitas Alves (suplente).

Ciências Contábeis:

• Waldemar Gabrich Silva (titular);
• Alcir Rodrigues Ferreira (suplente).

Direito:

• Amauri César Alves (titular);
• André de Abreu Costa (suplente).

Logística:

• Roney Rajão Ferreira (titular);
• Emmerson Ricieri de Brito (suplente).

COLABORADORES

• Fernando da Silva Torres (titular);
• Luciene Figueiredo Soares (suplente).

SOCIEDADE CIVIL

• Leila de Barros Barbosa Cardeal (titular);
• Thiago Felipe Tavares.

ALUNOS

Administração:

• Rodrigo de Freitas (titular);
• Joyce Nara Aparecida Diniz Cotta (suplente).

Ciências Contábeis:

• Wagner Luiz Pereira (titular);
• Matheus Felipe Rodrigues Xavier (suplente).

Direito:

• Juliana Moreira de Paiva (titular);
• Márcia Adriane Lopes (suplente).

Logística:

• Graziele Pereira Rodrigues (titular);
• Moisés Moreira da Silva Sobrinho (suplente).

Além de cumprir a exigência legal estabelecida pelo MEC, a CPA contribui também para a melhoria contínua da Instituição. “A avaliação institucional é um importante instrumento de gestão, pois nos proporciona conhecer os pontos fortes e fracos da FPL, buscando, constantemente, mudanças que beneficiam a FPL”, observam os diretores Carlos Alberto Portela e Ilza Gualberto.

Integração com o mercado já inicia no primeiro ano do Curso, proporcionando novos conhecimentos e experiências que contribuem para a formação completa dos jovens empreendedores.

Empresários da Região Metropolitana de Belo Horizonte reuniram-se na manhã do dia 24 de março, no Spaço´s Festas e Eventos, para a abertura do Tutoria. Realizado pela Escola Sebrae FPL, o Projeto apresenta o mundo dos negócios aos alunos do Primeiro Ano.

Já ao ingressar na Escola Sebrae, os jovens empreendedores convidam empresários da Região para dividirem experiências sobre o dia a dia das empresas. Orientados pelo Professor de Gestão Empresarial, Samuel Alves Freitas e acompanhados também pela Direção da Escola, os estudantes obtém valiosas informações para a construção da competência.

Neste ano, participam do Projeto Tutoria as seguintes empresas: Via Shopping (Pedro Leopoldo), Academia Energia (Pedro Leopoldo), Suprema Serviços Industriais (Pedro Leopoldo), Metamorfose (Pedro Leopoldo), CJ Imóveis (Lagoa Santa), Haver & Boecker (Pedro Leopoldo), Tupyguá Brasil Hotel (Pedro Leopoldo), Datapel (Lagoa Santa), Loguiminas (Pedro Leopoldo), Sacola Cheia (Matozinhos), Supermercado Cidade (Vespasiano), Mobiliadora São Judas Tadeu (Pedro Leopoldo), Auto Escola JD (Lagoa Santa), Drumond Recepções (Lagoa Santa), Bahia Minas (Pedro Leopoldo), Hotel Guimarães (Matozinhos) e Funcional Serviços (Pedro Leopoldo).

Cenário econômico 2015: impacto nos negócios

Frente a um cenário econômico de incertezas, o Professor Dr. Frederico Mafra, do Mestrado Profissional em Administração e também da Escola Sebrae FPL, apresentou aos empresários tutores, reflexões para maximizar a potencialidade dos negócios.

Empresas patrocinadoras do Evento: Trevo Tem Tudo, Spaço´s Festas e Eventos, Mineração Lapa Vermelha e Paulinelli Serviços Gráficos. A Escola Sebrae FPL agradece as empresas que acreditam no Projeto Tutoria.

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Regis André, Professor e Coordenador do Curso de Direito, defendeu, na PUC Minas, sua Tese de Doutorado intitulada "Processo de Integração do Mercosul: a necessária e urgente tomada de decisão do Brasil pela consolidação do bloco regional mercosulino e a questão institucional do Código Aduaneiro no Mercosul em face ao Direito Internacional".

A FPL parabeniza o Professor Regis André pela nova conquista! Sucesso!

Aliança estratégica entre FPL e Fashion City fomenta aprimoramento contínuo de profissionais no Vetor Norte para atuação no competitivo mercado e forma novas turmas em 2015.

A FPL e o Fashion City Brasil iniciaram novas turmas da Capacitação de Gerentes e Vendedores. A aliança estratégica preparou, no ano passado, 700 pessoas para atuar no mercado de trabalho da Região. As pessoas certificadas também terão a oportunidade de candidatar-se à seleção para atuar no maior shopping de atacado da América Latina.

Com duração de 44h, a Capacitação de Gerentes treina os alunos para coordenar equipes de vendas, compreender o comportamento do consumidor, relacionar-se com o cliente, definir metas, contabilizar custos fixos e variáveis, mensurar indicadores financeiros, além de outras práticas essenciais para o desempenho potencializado de um gestor.

A proprietária da Digital Celulares, em Pedro Leopoldo, Fabiana Mara, surpreendeu-se com o teor das aulas da Capacitação de Gerentes. “O Curso é riquíssimo e superou as minhas expectativas! Ontem, sai da aula querendo mais uma hora de aula. Até o cansaço da correria do dia a dia passou. Já tenho cinco indicações, ou melhor, inscrições, para as pessoas que estão no mercado. Estamos tendo uma grande oportunidade de aprender”, destaca Fabiana Mara.

As inscrições para a Capacitação de Gerentes estão abertas no Site em nosso Site. As aulas das próximas turmas iniciarão em abril.

Capacitação de Vendedores

Também iniciou neste mês, a Capacitação de Vendedores da turma com aulas às terças e quintas-feiras à noite. Ainda restam poucas vagas para a turma de sábado, cujas aulas iniciarão no dia 14 de março, às 8h, na FPL. As inscrições também devem ser feitas aqui, em nosso Site.

Foto: Professora Rose Carvalhais apresenta a relação entre Marketing e Vendas aos alunos da Capacitação de Gerentes da turma que iniciou em março

A FPL classificou-se como a 48ª melhor do País dentre as 1.645 faculdades da lista INEP/MEC e a 8ª melhor de Minas Gerais. De acordo com a Revista Exame, as instituições de ensino com IGC 4 ou 5 são consideradas de excelência.

Confira a matéria “As melhores universidades do Brasil, segundo o MEC”, publicada pelo Portal Exame, disponível neste link: http://goo.gl/T04L2w. Divulgue essa boa notícia em sua rede de contatos.

A conquista deve-se ao trabalho desempenhado com seriedade e competência por toda equipe da Instituição: funcionários técnico-administrativos, professores e alunos.

Outra grande conquista foi obtida pela Escola de Formação Gerencial Sebrae/FPL (mantida pela Fundação), que obteve, em 2013, a maior média das escolas de ensino médio de Pedro Leopoldo e está entre as melhores da Região.

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