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INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 2º SEM DE 2015

FPL: a força da COMPETÊNCIA

PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE

Alunos do 2° e 4° Módulos de Logística participaram, no sábado, 22 de agosto, de visita técnica na fábrica da Holcim, em Pedro Leopoldo.

Eles conheceram o depósito de calcário, a fábrica (fornos e processo produtivo), almoxarifado, ensacadeira e paletizadora. Os estudantes foram acompanhados por vários profissionais da Holcim, que apresentaram detalhes das diferentes áreas.


O Diretor Geral, Carlos Portela, lançou, na noite de quinta-feira, 27 de agosto, a Campanha Solidária para arrecadação de alimentos que movimentará a Instituição até o Dia da Solidariedade, em 26 de setembro.

Nesta 4ª Edição, o Diretor apresentou novidades na dinâmica que antecede o Evento, com destaque para uma gincana de diversificadas provas que ampliarão a quantidade de donativos a serem doados para as ONG´s da região. Engaje-se no nosso movimento em prol do próximo!​

Pílulas diárias sobre temas atuais da gestão para provocar pertinentes reflexões. Esta é a proposta do conselheiro estratégico Paulo Vasconcelos. Com o blog "Caminhos para o Sucesso Empresarial", o também experiente consultor, que é referência em gestão estratégica no Brasil, aposta ainda na interatividade e oportunidade de trocar experiências com gestores.

Acesse: http://goo.gl/QecynA

Paulo Vasconcelos orientou, em 40 anos de carreira, processos de planejamento estratégico em mais de 300 organizações de todos os portes e setores. É presidente da Governança Empresarial Estratégica, fundada em 1999, que inclui o Conselho de Gestores, o Conselho de Presidentes e o Conselho de Presidentes de Conselhos. A FPL é parceira da Governança Empresarial Estratégica e participa do Conselho de Gestores.​

O Conselho Editorial da REVISTA JURÍDICA DA FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO publica edital para encaminhamento de artigos científicos nos seguintes termos:

1.A REVISTA SENSO CRÍTICO – Revista Jurídica da Fundação Pedro Leopoldo tem o formato eletrônico e a finalidade de divulgar a produção cientifica de pesquisadores na área do Direito, de modo a proporcionar a reflexão crítico-epistemológica de temas relevantes teórica e pragmaticamente no cenário jurídico.

2. O Conselho Editorial é composto pelos seguintes professores doutores:

a) Amauri César Alves;
b) Fabrício Veiga Costa;
c) Francis Albert Cotta;
d) Ilza Maria Tavares Gualberto;
e) Régis André.

3. O prazo para o encaminhamento de artigos científicos inicia-se em 01 de setembro de 2014 e encerra-se em 30 de novembro de 2015, devendo os trabalhos serem encaminhados para o seguinte e-mail: fabricio.veiga@fpl.edu.br.

4. Após o prazo de encaminhamento dos trabalhos científicos o Conselho Editorial procederá a avaliação e informará ao pesquisador se o trabalho foi ou não selecionado para publicação, esclarecendo a data provável para a efetivação da respectiva publicação.

5. Os artigos científicos deverão ser elaborados observando-se os seguintes critérios:

a) mínimo de 10 e máximo de 20 páginas;
b) fonte arial, letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, margens: superior e esquerda 3,0 cm; inferior e direito 2,0cm;
c) na parte superior da página inicial deverá ser mencionado o titulo do trabalho cientifico na seguinte formatação: letra 12, caixa alta (subtítulo sem caixa alta e sem negrito), negrito, centralizado, espaçamento entre linhas 1,5;
d) logo abaixo do titulo, mencionar o nome completo do pesquisador, alinhado à direita, letra 12, com uma nota de rodapé explicativa mencionando sucintamente a formação do autor do artigo cientifico (as notas de rodapé serão assim formatadas: letra 10, espaço simples entre linhas, justificado, fonte arial);
e) abaixo do nome do autor deverá ser mencionado o sumário do artigo cientifico na seguinte formatação: letra 10, fonte arial, espaço simples entre linhas, justificado, recuo e 6,0 cm da margem esquerda;
f) o trabalho cientifico será estruturado da seguinte forma: Introdução; itens que integram o desenvolvimento; Conclusão; Referências;
g) na Introdução do artigo cientifico deverá ser descrita de forma clara a proposta da pesquisa, bem como a metodologia a ser utilizada pelo pesquisador;
h) ao longo do Desenvolvimento do artigo cientifico o pesquisador deverá discutir o tema-problema proposto, apresentando-se a fundamentação teórica hábil ao debate critico da proposta da pesquisa;
i) na conclusão, o pesquisador deverá se posicionar criticamente acerca das hipóteses cientificas propostas no texto da introdução.

Pedro Leopoldo, 15 de agosto de 2015.

Professor Fabrício Veiga Costa

Jovens empreendedores conversam com o Diretor Industrial da LafargeHolcim Brasil e aprofundam conhecimentos sobre a maneira de estar à frente de uma equipe.

Traçar objetivos, manter um rígido caráter, alicerçado em sólidos valores morais, e com a permanente idealização de contribuir para fazer a diferença na sociedade. Esses são pilares da liderança, na visão de Jaime Figueiroa, Diretor Industrial da LafargeHolcim Brasil. O experiente profissional colombiano e cosmopolita que está há quatro anos no Brasil e já liderou equipes em diversos países, como Venezuela, Sérvia e Rússia, conversou, na manhã de sexta-feira, 7 de agosto, sobre liderança com os alunos do 2° Ano da Escola de Formação Gerencial – Sebrae FPL.

Para o Gestor, a capacidade de influenciar pessoas é um das premissas básicas para liderar equipes. “Liderar não é impor, mas despertar nos outros a vontade de fazer”, acredita Jaime Figueroa que aposta também na clara definição de objetivos de um líder. “Ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo”, observa.

Sólidos valores pessoais, que caracterizam um caráter firme, mesclados ao prazer de atuar com as funções desempenhadas diariamente na organização também colaboram para o satisfatório desempenho de um líder. “Precisamos construir uma ponte entre nossos conhecimentos, valores e atitudes”, lembra.

O sucesso profissional requer preparo e persistência, especialmente em cenários de constantes mudanças. “Precisamos estar sempre em alerta para as alterações no ambiente. Precisamos também atuar de maneira acertada para que as mudanças sejam benéficas para todos”, afirma.

Para ser um líder cosmopolita, é essencial, ainda, saber idiomas. “Comunicar-se bem e também de maneira eficaz em outras línguas, especialmente em Inglês, é fundamental para aqueles que desejam estar à frente de equipes de alta performance em outras nacionalidades”, ensina.

O Curso de Administração da FPL promoveu, no dia 5 de agosto, na Instituição, a abertura do I Torneio de Xadrez. A iniciativa do aluno Paulo Roberto Brasileiro, apoiada pelos professores Samuel Freitas, Aloísio Constantino e Reginaldo Lima (Coordenador do Curso) pretende incentivar os estudantes a desenvolver competências e habilidades ligadas ao jogo de xadrez, como visão de ambiente, estratégia, inteligência emocional, tomada de decisão, autocontrole, que são imprescindível para a carreira.

As partidas acontecerão durante o mês de agosto. A final será disputada em 2 de setembro e a premiação para os três primeiros colocados será feita na Semana de Administração.

VAGAS REMANESCENTES - 12/08

A Direção Geral realizou, na manhã de sábado, 1° de agosto, a Reunião com Professores da Graduação. Na pauta, ações institucionais diante de um novo cenário econômico, crédito estudantil, fortalecimento da captação de alunos, reposicionamento dos cafés de negócios e os desafios deste segundo semestre, além de estratégias de mobilização para o Enade 2015.

A Pós-doutora em Administração pela Macquarie University (Austrália) participou do Congresso Egos 2015 “Organizations and the Examined Life: Reason, Reflexivity and Responsibilitity”, realizado em Atenas, na Grécia, no início de julho.

A Professora do Mestrado Profissional em Administração apresentou o trabalho produzido em co-autoria com o Professor Richard Badham, da Macquarie University, “From thin to thick view – introducing the 5M framework of managing to change”. O trabalho teve também a participação de Selmara Raquel Gomes Sales (FPL) e Betânia Tanure (PUC Minas).

Possibilidades de salário de até R$ 30 mil. Diversificados segmentos para atuação: privado, público e terceiro setor, além da oportunidade de empreender o próprio negócio com diversificadas atuações.

Embora estejamos em um cenário de retração econômica, a Área Contábil apresenta expectativas promissoras para os profissionais que souberem adaptar-se para aproveitá-las. Para conversar sobre essas múltiplas oportunidades, a FPL reuniu contabilistas da região, na noite de quinta-feira, 23 de julho, no Auditório do Hotel Tupyguá, no centro de Pedro Leopoldo.

O Professor Me. Milton Santos, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FPL, mediou o debate apresentando “as oportunidades profissionais para o Contabilista no atual cenário brasileiro”.

Apesar de promissora, a Área Contábil exige mudanças na atuação dos profissionais. Um novo perfil passa a ser requisitado, com habilidades de gestão, liderança e visão holística do negócio.

De acordo com o Professor Milton Santos, o contabilista precisa sair posição de executor de tarefas operacionais para um decisivo auxiliar nas tomadas de decisões da alta direção nas empresas.

Com perfil analítico, o contabilista reúne números, compara índices, tira conclusões e apresenta aos acionistas ou diretores para que sejam traçadas novas direções nas organizações. “Com essa visão holística do negócio, nós somos sempre chamados para apresentar novas possibilidades, especialmente em um momento de crise econômica”, observa.

Independente do setor, as organizações buscam contabilistas proativos e bem informados. “Novas legislações são periodicamente publicadas e precisamos adequar as empresas às novas realidades determinadas pelo Governo”, comenta.

O contabilista tem oportunidade de desempenhar suas funções com boas remunerações em diferentes setores da economia. “Nós somos os profissionais que mais têm chance de sermos aprovados em concursos. No terceiro setor, são várias entidades sem fins lucrativos que precisam se profissionalizar na área contábil. Já na iniciativa privada, são mais de 17 milhões de empresas com a possibilidade de atuação ou prestação de serviços”, detalha.

Também participaram da conversa com os contabilistas da região, os professores do Curso de Ciências Contábeis, Me. Alcir Rodrigues e Me. Waldemar Gabrich. O Diretor Geral da FPL, Carlos Alberto Portela, observa que a Instituição estreitará ainda mais os laços com a Área através da realização de frequentes eventos direcionados para o segmento.

Professor Francis Cotta, do Curso de Direito, defendeu, em 17 de julho, sua tese de pós-doutorado em Psicologia intitulada “Entre ressentimentos sociais e ações dialógicas e comunicativas: olhares sobre as Jornadas de Junho (Brasil – 2013)”, na Universidade John F. Kennedy (Argentina). A tese recebeu nota máxima e destaque pela qualidade do texto, que foi avaliada pela banca composta pelos professores Dr. Oscar Oro, Mabel Levato e José Speroni.

Em sua quinta edição, o Evento reuniu gestores de RHs da região para conversar sobre desafios e oportunidades da Área.

Intercâmbio de experiências, novas possibilidades e novos conceitos foram propostos na manhã de terça-feira, 21 de julho, no Kero Mais Buffet e Eventos, durante o Café de Negócios.

Na quinta edição do Evento promovido pela FPL, o foco da conversa foi “Gestão de Pessoas: desafios e oportunidades”, mediada pela Professora Dra. Vera L. Cançado Lima, do Mestrado Profissional em Administração, que é pós-doutora (Macquarie University, Sidney, Austrália), doutora (UFMG) e mestre em Administração (UFMG), graduada em Psicologia (PUC Minas), consultora organizacional na Betânia Tanure Associados e atua em projetos de transformação organizacional em grandes empresas.

As áreas de Recursos Humanos têm, diariamente, o desafio de conciliar os vários interesses dos stakeholders. Para conseguir fluidez nessa tarefa, a Professora Vera Cançado apresentou aos gestores a Teoria dos Múltiplos Papéis do RH.

Frente às transformações e mudanças organizacionais, o RH pode ser tornar-se um grande aliado para a conquista de êxito nos novos direcionamentos propostos pela Alta Direção. Engajar os gestores de linha nas estratégias organizacionais é um fator decisivo para mobilizar os colaboradores na execução de metas.

Confira mais fotos em nossa Fanpage: facebook.com/fundacaopl.

O Curso de Administração promoverá o I Torneio de Xadrez da FPL. A iniciativa do aluno Paulo Roberto Brasileiro apoiada pelos professores Samuel Freitas, Aloísio Constantino e Reginaldo Lima (Coordenador do Curso) pretende incentivar os estudantes a desenvolver competências e habilidades ligadas ao jogo de xadrez, como visão de ambiente, estratégia, inteligência emocional, tomada de decisão e autocontrole, que são imprescindíveis para a carreira.

As inscrições já estão abertas aqui, em nosso Site. Os pré-requisitos para participar do Torneio são: saber jogar xadrez clássico e integrar a Comunidade Acadêmica (ser aluno, professor ou funcionário). As inscrições serão encerradas em 31 de julho. O regulamento também pode ser conferido aqui.

As partidas acontecerão nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, na Biblioteca. A final será disputada em 2 de setembro e a premiação para os três primeiros colocados será feita na Semana de Administração.

Dúvidas poderão ser esclarecidas com Paulo Roberto Brasileiro pelos contatos: paulorobertobrasileiro@gmail.com ou (31) 9989-6978.

Placa que homenageia Professor Arnaldo Carneiro Vianna, que é destaque na educação mineira, foi descerrada nesta semana.

A FPL e o Projeto Terras Fidalgo inauguraram, na tarde de segunda-feira, 22 de junho, a placa que nomeia a Instituição. O campus passa a ser denominado Professor Arnaldo Carneiro Vianna. A solenidade contou com a presença da Comunidade Acadêmica e também de Milton Vianna Dias, sua esposa Eliane e Eder Campos, da MVD Empreendimentos, empresa que abriga o Projeto Terras Fidalgo, onde está instalada a Instituição.

Referência na área de Educação no Estado, o Professor Arnaldo Carneiro Vianna foi fundador do conceituado Ginásio São José, na cidade mineira de Ubá, onde nasceu. Ele também atuou como professor e gestor em várias instituições de ensino, além de cargos no Executivo do Estado de Minas Gerais. Foi um ferrenho defensor da Educação como instrumento de desenvolvimento do País.

Mestre dedicado e competente, o Professor Arnaldo Carneiro Vianna teve uma reconhecida carreira na área de Educação e deixou a função pública ao atingir a idade limite de 70 anos, de acordo com a lei. Lecionou para várias gerações e teve alunos que notabilizaram em diversos setores, como o ex-senador Artur Bernardes Filho e o compositor Ari Barroso.

O Professor Arnaldo Carneiro Vianna é avô materno de Milton Vianna Dias, empreendedor do Projeto Terras Fidalgo e fundador do Grupo Precon.

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