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FPL: a força da COMPETÊNCIA

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Professores, alunos, ex-alunos, colegas de trabalho e Direção da Escola Sebrae FPL prestigiaram, no dia 8 de abril, o lançamento do livro "O Fundo e a Luz", da Professora Betzaida Mata. O Evento foi realizado na Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa (Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães), em Belo Horizonte.​

Professor Dr. Fabrício Veiga, do Curso de Direito, lançou, no sábado, dia 28 de março, seu novo livro "Dano Moral nas Instituições de Ensino Superior". Antes do Evento realizado na Livraria D´Plácido (Avenida Brasil, 1.843, Savassi, em Belo Horizonte), ele esteve com os alunos do MBA Administração Acadêmica e Universitária - Formação de Lideranças para IES, para presentear os estudantes com um exemplar da obra. A Vice-diretora da FPL, Professora Dra. Ilza Gualberto, integra a turma deste Curso realizado no Clarion Hotel (Lourdes, BH).

Nova composição da Comissão Permanente de Avaliação contribuirá para o aprimoramento da avaliação institucional, exigência legal do MEC, além de também auxiliar nas tomadas de decisões gerenciais.

A Direção Geral empossou, na manhã de segunda-feira, dia 6 de abril, na FPL, a nova CPA (Comissão Própria de Avaliação). O órgão é composto pela COGEAV (Coordenadoria de Gestão de Avaliação) e membros que representam a Comunidade Acadêmica e Sociedade Civil. A nova composição do órgão colaborará, nos próximos dois anos, com a avaliação institucional, uma exigência legal do MEC (Ministério da Educação) para o ensino superior.

A CPA é responsável por conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Essas informações são essenciais para vários aspectos legais da Instituição, como autorizações de novos cursos.

Integram a CPA da FPL (2015-2017):

COGEAV

• O presidente, Professor Nízio Geraldo dos Santos, que atua na Instituição há, aproximadamente, 40 anos;
• A consultora técnica, Professora Catarina Capella, que atua na CPA desde a fundação, em 2005.
• O auxiliar técnico, James Barboza Graça.

MEMBROS DA CPA

PROFESSORES

Administração:

• Samuel Alves de Freitas (titular);
• Fernanda Freitas Alves (suplente).

Ciências Contábeis:

• Waldemar Gabrich Silva (titular);
• Alcir Rodrigues Ferreira (suplente).

Direito:

• Amauri César Alves (titular);
• André de Abreu Costa (suplente).

Logística:

• Roney Rajão Ferreira (titular);
• Emmerson Ricieri de Brito (suplente).

COLABORADORES

• Fernando da Silva Torres (titular);
• Luciene Figueiredo Soares (suplente).

SOCIEDADE CIVIL

• Leila de Barros Barbosa Cardeal (titular);
• Thiago Felipe Tavares.

ALUNOS

Administração:

• Rodrigo de Freitas (titular);
• Joyce Nara Aparecida Diniz Cotta (suplente).

Ciências Contábeis:

• Wagner Luiz Pereira (titular);
• Matheus Felipe Rodrigues Xavier (suplente).

Direito:

• Juliana Moreira de Paiva (titular);
• Márcia Adriane Lopes (suplente).

Logística:

• Graziele Pereira Rodrigues (titular);
• Moisés Moreira da Silva Sobrinho (suplente).

Além de cumprir a exigência legal estabelecida pelo MEC, a CPA contribui também para a melhoria contínua da Instituição. “A avaliação institucional é um importante instrumento de gestão, pois nos proporciona conhecer os pontos fortes e fracos da FPL, buscando, constantemente, mudanças que beneficiam a FPL”, observam os diretores Carlos Alberto Portela e Ilza Gualberto.

A Direção realizou, na tarde de quarta-feira, 1° de abril, a Reunião Geral de Funcionários. Nesse Encontro foram apresentados os resultados da CPA (Comissão Própria de Avaliação) de 2014, os novos funcionários e informações importantes para o Corpo Administrativo.

Integração com o mercado já inicia no primeiro ano do Curso, proporcionando novos conhecimentos e experiências que contribuem para a formação completa dos jovens empreendedores.

Empresários da Região Metropolitana de Belo Horizonte reuniram-se na manhã do dia 24 de março, no Spaço´s Festas e Eventos, para a abertura do Tutoria. Realizado pela Escola Sebrae FPL, o Projeto apresenta o mundo dos negócios aos alunos do Primeiro Ano.

Já ao ingressar na Escola Sebrae, os jovens empreendedores convidam empresários da Região para dividirem experiências sobre o dia a dia das empresas. Orientados pelo Professor de Gestão Empresarial, Samuel Alves Freitas e acompanhados também pela Direção da Escola, os estudantes obtém valiosas informações para a construção da competência.

Neste ano, participam do Projeto Tutoria as seguintes empresas: Via Shopping (Pedro Leopoldo), Academia Energia (Pedro Leopoldo), Suprema Serviços Industriais (Pedro Leopoldo), Metamorfose (Pedro Leopoldo), CJ Imóveis (Lagoa Santa), Haver & Boecker (Pedro Leopoldo), Tupyguá Brasil Hotel (Pedro Leopoldo), Datapel (Lagoa Santa), Loguiminas (Pedro Leopoldo), Sacola Cheia (Matozinhos), Supermercado Cidade (Vespasiano), Mobiliadora São Judas Tadeu (Pedro Leopoldo), Auto Escola JD (Lagoa Santa), Drumond Recepções (Lagoa Santa), Bahia Minas (Pedro Leopoldo), Hotel Guimarães (Matozinhos) e Funcional Serviços (Pedro Leopoldo).

Cenário econômico 2015: impacto nos negócios

Frente a um cenário econômico de incertezas, o Professor Dr. Frederico Mafra, do Mestrado Profissional em Administração e também da Escola Sebrae FPL, apresentou aos empresários tutores, reflexões para maximizar a potencialidade dos negócios.

Empresas patrocinadoras do Evento: Trevo Tem Tudo, Spaço´s Festas e Eventos, Mineração Lapa Vermelha e Paulinelli Serviços Gráficos. A Escola Sebrae FPL agradece as empresas que acreditam no Projeto Tutoria.

Confira mais fotos na Fanpage da FPL: facebook.com/fundacaopl

Instituição reúne empresariado da Região para conversar sobre tendências do comportamento do consumidor frente à instabilidade econômica de 2015.

Compreender o desejo do cliente para traçar acertadas estratégias de Marketing alinhadas com a marca. Essa foi a tônica do diálogo estabelecido na FPL com empresários da Região na manhã do dia 25 de março por Daniel Guimarães, Diretor da 2DA Branding e Design, e Frederico Monte Alto, Diretor da Somoscom – Comunicação e Inteligência Digital e também aluno do Mestrado Profissional em Administração, durante o Café de Negócios Empresariais.

Na primeira edição do Evento de 2015, a FPL debate sobre um tema que tem instigado uma considerável parcela do empresariado. Frederico Monte Alto aposta na permanente conversa com a audiência para compreender, com clareza, as expectativas do público-alvo. “Em que sua audiência tem interesse?”, questiona.

Entender a motivação dos clientes e/ou potenciais consumidores para compra deve permear a construção das estratégias mercadológicas. “Qual ideia sua empresa está vendendo? Qual ideologia sua empresa quer transmitir? Isso precisa ser colocado no mercado”, ensina Daniel.

Para materializar a execução dessas estratégias, o Diretor da 2DA apresentou aos empresários o case do Queijo Serra da Canastra. Com problemas de identidade da marca no mercado, a agência de Daniel criou um novo conceito para modificar essa imagem no mercado. “Produzimos diversos produtos de comunicação que transparecem a ideia de um comércio justo, artesanal, orgânico, além da busca pela simplicidade”, observa.

Outra marca reposicionada no mercado pela 2DA foi a OhMy!. De acordo com Daniel Guimarães, o maior desafio foi proporcionar uma nova experiência de compra dessas balas. “Queríamos vender balas com status de chocolate. Para isso, repaginamos a marca proporcionando experiências agradáveis. O importante, nesse processo, foi refletir, em todas as etapas do Marketing e Comunicação, essas nuances que são essenciais para a vitalidade dessa marca”, explica.

Regis André, Professor e Coordenador do Curso de Direito, defendeu, na PUC Minas, sua Tese de Doutorado intitulada "Processo de Integração do Mercosul: a necessária e urgente tomada de decisão do Brasil pela consolidação do bloco regional mercosulino e a questão institucional do Código Aduaneiro no Mercosul em face ao Direito Internacional".

A FPL parabeniza o Professor Regis André pela nova conquista! Sucesso!

Instituição aposta em veículo que integrará professores-pesquisadores na área do Direito e incentivará a  produção de textos para o ensino superior.

Intercâmbio de conhecimentos com professores-pesquisadores de outras instituições de ensino superior entremeará a nova revista jurídica da FPL: “Senso Crítico”.  Em formato eletrônico, a publicação científica tem como objetivo divulgar a produção de pesquisadores na área do Direito, que proporcionará a reflexão crítico-epistemológica, incentivando a produção de textos direcionados para o ensino superior.

O Conselho Editorial é integrado pelos professores doutores da Instituição: Amauri César Alves, Fabrício Veiga Costa, Francis Albert Cotta, Ilza Tavares Gualberto e Regis André e também expoentes da área jurídica, como o Professor Dr. Carlos Alberto Reis de Paula e também o Professor José Luciano de Castilho Pereira.

Os Professores Amauri Alves e Fabrício Veiga, Coordenadores da Revista, receberão até 2 de maio de 2015, artigos, que serão submetidos ao Conselho Editorial para criteriosa avaliação.

Para o professor Regis André, Coordenador de Direito, a nova Revista contribuirá para ampliar ainda mais a qualidade do Curso. “A Publicação fomentará a produção acadêmica dos professores e alunos e também será um veículo de amplo e irrestrito de debate científico na Área Jurídica. Esse espaço também será ofertado aos profissionais do Direito não componente dos quadros da FPL, que são referência em Minas e no Brasil”, sublinha o Professor Regis André.

O lançamento oficial da nova publicação científica da FPL está previsto para acontecer  ainda neste primeiro semestre. Confira, abaixo, o edital para a submissão de trabalhos para a Revista Jurídica.

Edital Revista Jurídica

Aliança estratégica entre FPL e Fashion City fomenta aprimoramento contínuo de profissionais no Vetor Norte para atuação no competitivo mercado e forma novas turmas em 2015.

A FPL e o Fashion City Brasil iniciaram novas turmas da Capacitação de Gerentes e Vendedores. A aliança estratégica preparou, no ano passado, 700 pessoas para atuar no mercado de trabalho da Região. As pessoas certificadas também terão a oportunidade de candidatar-se à seleção para atuar no maior shopping de atacado da América Latina.

Com duração de 44h, a Capacitação de Gerentes treina os alunos para coordenar equipes de vendas, compreender o comportamento do consumidor, relacionar-se com o cliente, definir metas, contabilizar custos fixos e variáveis, mensurar indicadores financeiros, além de outras práticas essenciais para o desempenho potencializado de um gestor.

A proprietária da Digital Celulares, em Pedro Leopoldo, Fabiana Mara, surpreendeu-se com o teor das aulas da Capacitação de Gerentes. “O Curso é riquíssimo e superou as minhas expectativas! Ontem, sai da aula querendo mais uma hora de aula. Até o cansaço da correria do dia a dia passou. Já tenho cinco indicações, ou melhor, inscrições, para as pessoas que estão no mercado. Estamos tendo uma grande oportunidade de aprender”, destaca Fabiana Mara.

As inscrições para a Capacitação de Gerentes estão abertas no Site em nosso Site. As aulas das próximas turmas iniciarão em abril.

Capacitação de Vendedores

Também iniciou neste mês, a Capacitação de Vendedores da turma com aulas às terças e quintas-feiras à noite. Ainda restam poucas vagas para a turma de sábado, cujas aulas iniciarão no dia 14 de março, às 8h, na FPL. As inscrições também devem ser feitas aqui, em nosso Site.

Foto: Professora Rose Carvalhais apresenta a relação entre Marketing e Vendas aos alunos da Capacitação de Gerentes da turma que iniciou em março

A FPL classificou-se como a 48ª melhor do País dentre as 1.645 faculdades da lista INEP/MEC e a 8ª melhor de Minas Gerais. De acordo com a Revista Exame, as instituições de ensino com IGC 4 ou 5 são consideradas de excelência.

Confira a matéria “As melhores universidades do Brasil, segundo o MEC”, publicada pelo Portal Exame, disponível neste link: http://goo.gl/T04L2w. Divulgue essa boa notícia em sua rede de contatos.

A conquista deve-se ao trabalho desempenhado com seriedade e competência por toda equipe da Instituição: funcionários técnico-administrativos, professores e alunos.

Outra grande conquista foi obtida pela Escola de Formação Gerencial Sebrae/FPL (mantida pela Fundação), que obteve, em 2013, a maior média das escolas de ensino médio de Pedro Leopoldo e está entre as melhores da Região.


ALIANÇA ESTRATÉGICA FPL E FCTY

Uma grande oportunidade para capacitação profissional com priorização de mão de obra local.

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