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INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 4º BIMESTRE DE 2016

FPL: a força da COMPETÊNCIA

PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE

Instituição promove Gincana da Solidariedade e movimenta a Instituição para ajudar o próximo. Serão beneficiadas 16 ONGs da Região.

A FPL proporciona aos alunos, professores e funcionários técnico-administrativos enxergar além da rotina de trabalho, estudos e lazer. A Instituição oportuniza a chance de todos verem o próximo com um novo olhar. Desde 25 de agosto, a Comunidade Solidária FPL está mobilizada com a Gincana da Solidariedade.

Em equipes, professores, alunos e funcionários técnico-administrativos estão arrecadando, na Região, alimentos não perecíveis que serão doados a 16 ONGs (Organizações Não Governamentais) da Região: Fundação José Hilário de Souza (Pedro Leopoldo), APAE (Pedro Leopoldo), LAIITE (Pedro Leopoldo), SSVP (Sociedade São Vicente de Paula) Lagoa Santa, SSVP Vespasiano, SSVP Confins, SSVP Pedro Leopoldo, SSVP São José da Lapa, Lar de Idosos Santa Terezinha (Matozinhos), Grupo Espírita Chiquinha Carvalho (Pedro Leopoldo), Centro Espírita Bezerra de Menezes (Pedro Leopoldo), Centro Espírita Luiz Gonzaga (Pedro Leopoldo), Centro Espírita Pai Guiné (Pedro Leopoldo), Lar para Idosos São Judas Tadeu (Matozinhos), Grupo Espírita Scheilla (Pedro Leopoldo), Associação Geração Resgate (Pedro Leopoldo) e Fazenda Renascer (Pedro Leopoldo).

O ponto alto da Gincana da Solidariedade acontecerá na manhã de sábado, 24 de setembro, durante o Dia da Solidariedade, na Praça da Estação, com muita animação e provas que despertam ainda mais o espírito solidário dos participantes.

No ano passado, foram arrecadadas pela Comunidade Solidária FPL mais de 8 toneladas de alimentos e 2.955 sabonetes e pasta dental, que foram entregues em 1° de outubro de 2015, na Instituição, com a presença da Direção da FPL, de alunos, professores e funcionários técnico-administrativos e também de representantes das 16 ONGs beneficiadas.

Realizado desde 2011, o Dia da Solidariedade já beneficiou centenas e centenas de famílias da região com mais de 30 toneladas de alimentos. Além deste grande movimento em prol do próximo, as ações de voluntariado são sempre estimuladas pela Instituição.

Nova Unidade oportuniza aos estudantes do Curso desenvolvimento das competências profissionais com foco na carreira e no mercado de trabalho.

Professores e alunos de Contábeis estarão, na noite de segunda-feira, 05 de setembro, às 19h, no Auditório do Senai, para o lançamento oficial da UIP (Unidade de Integração e Preparação Profissional) do Curso.

O Projeto desenvolvido voluntariamente pelos docentes Alcir Rodrigues Ferreira, Aloísio Vilaça Constantino, Milton dos Santos Silva e Waldemar Gabrich Silva objetiva proporcionar aos estudantes de Contábeis oportunidades, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de carreira, e para a construção de Plano de Ação, com ênfase na realização das competências pessoais dos discentes, com foco na carreira e no mercado de trabalho.

A ideia da UIP nasceu da identificação, por parte dos docentes coordenadores da Unidade, da necessidade de oferta de suporte extracurricular, complementar e transdisciplinar para os alunos, com foco na inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

As atividades da UIP serão inseridas na plataforma Moodle, disponível no Site da FPL. O espaço será destinado à orientação sobre autoconhecimento (Coaching); à grupos de estudos, textos técnicos, palestras, oficinas e artigos; relação com empresas; com o CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e promoção da inserção profissional dos alunos no mercado de trabalho.

A Vice-diretora e também Diretora Acadêmica da FPL, Profa. Dra. Ilza Gualberto, conduziu, junto com o Diretor Geral, Carlos Portela, na manhã de 6 de agosto, na Instituição, a Reunião de Professores da Graduação.

Neste encontro, os diretores alinharam as diretrizes de trabalho com os docentes para o segundo semestre letivo.

O Professor Evandro Sérgio coordenou, na segunda quinzena de maio, uma visita técnica à Capital Federal com alunos do Curso de Direito. Os estudantes visitaram o Congresso Nacional (Câmara e Senado), OAB Federal, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Embaixada do México, Banco Central, Catedral de Brasília, Praça dos Três Poderes e Museu do Dinheiro. Além de conhecer os locais, os alunos receberam explicações detalhadas sobre funcionamento das instituições visitadas. No Superior Tribunal Federal, os alunos assistiram parte do julgamento da ADI da Pílula do Câncer e aprofundaram o conhecimento da disciplina Direito Constitucional, ministrada pelo Professor Evandro Sérgio.

‪#‎SeloOABRecomenda‬ ‪#‎FPL‬: O Curso de Direito da FPL recebeu, neste ano, o Selo OAB Recomenda, concedido pela OAB Federal, que reconhece, nacionalmente, a qualidade do Curso.

Instituição promove Evento que congrega estudantes, professores, pesquisadores, gestores e demais profissionais para discutir, sob múltiplas perspectivas, os reflexos da crise econômica e as possíveis alternativas de superação.

Múltiplas ferramentas e possibilidades de planejamento para suplantar a crise econômica instalada no Brasil. Com esta tônica, a FPL realizou, de 18 a 21 de maio, o XVI Encontro Regional Gestão & Tecnologia – ERG&T. Nesta Edição, o tema das discussões foi “Tempos de crise: conhecer, agir e superar”.

Durante a manhã de sábado, 21 de maio, na FPL, Edson das Dores Ribeiro, Diretor Industrial Corporativo Brennand Cimentos; Gilson Brito, Presidente da AV Norte e Marcos Brandão, Diretor Administrativo-Financeiro da BH Airport, conversaram com a Comunidade Acadêmica e os empresários da região sobre os desafios e oportunidades da iniciativa privada na superação da crise.

Manter quadros de colaboradores, investir em novos projetos e reduzir custos operacionais, saber trabalhar com as diferentes gerações e, sobretudo, valorizar a ética como empresários e como cidadãos estão entre as principais metas e comportamentos destes gestores.

Frederico Mafra, Professor do Mestrado Profissional em Administração e EFG FPL, apresentou ao público, na noite de quinta-feira, 19 de maio, no Sinticomex, ferramentas para reconhecer oportunidades e inovar para superar a crise. O também Consultor Sênior com experiência nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento e Marketing Empresarial apresentou novos negócios que, mesmo em plena crise econômica, mantêm indicadores positivos de vendas.

Também na noite de quinta-feira, 19 de maio, o Professor do Mestrado Profissional em Administração FPL, Wanderley Ramalho, que é Doutor em Administração e tem larga experiência em métodos quantitativos aplicados à Economia, Administração, Finanças e Metodologia de Pesquisa, ministrou a palestra “O clima econômico e as finanças pessoais.” Comprar por impulso e desconhecimento de juros compostos, por muitas vezes, pode desencadear problemas financeiros pessoais. Conhecer detalhes sobre estas questões, especialmente através da Educação, pode evitar complicações na vida pessoal, segundo o Professor Wanderley Ramalho.

A Gestão de Pessoas também é um aspecto importante que precisa ser desenvolvido ainda mais na crise econômica. Para tratar deste tema, o Professor da FDC (Fundação Dom Cabral), Anderson de Souza Sant´anna, abordou a importância da liderança relacional na conferência de abertura do Encontro Regional Gestão & Tecnologia, realizada no Sinticomex, na noite de quarta-feira, 18 de maio, que contou com a presença da Comunidade Acadêmica, empresários e de representantes do poder público da Região como a Prefeita de Pedro Leopoldo, Eloísa Helena Carvalho Pereira e do Prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira Gomes Neto.

Conhecer, agir e superar

Todos os participantes tiveram ainda a oportunidade de, na noite de sexta-feira, 20 de maio, encontrarem e trabalharem com executivos e consultores – muitos, egressos FPL – em 14 diversificadas atividades: cursos, mesa redonda, oficinas, apresentação de projetos de pesquisas e feira de empresas simuladas.

Redes de relacionamento

Também no XVI Encontro Regional Gestão & Tecnologia, o Mestrado Profissional em Administração realizou, na tarde de sábado, 21 de maio, o I Encontro de Alunos e Ex-alunos. A atividade dedicou-se à integração de mestrandos e egressos para promover a troca de conhecimentos e de experiências profissionais. A Professora Eloísa Helena Rodrigues Guimarães apresentou o perfil dos ex-alunos do Mestrado Profissional em Administração. O Executivo Daniel Marquetotti, e a Coordenadora da EFG FPL, Sônia Rodrigues Costa, egressos do Mestrado, apresentaram suas histórias de sucesso a partir do ingresso no Curso. A permanente troca de experiências, bem como, pertinentes informações sobre pesquisas será realizada, a partir de agora, de forma permanente através de plataformas digitais.

Confira o álbum completo de fotos do Evento na Fanpage da FPL: https://goo.gl/PnL8iZ

Escola de Formação Gerencial reúne empresários da região em Projeto que integra jovens já no início do Curso ao mundo empresarial. Encontro realizado no Tupyguá Brasil Hotel apresenta perspectivas e estratégias para superar momentos de crise.

Novas possibilidades de trilhar novos caminhos diante de um horizonte nebuloso. Com esta diferenciada perspectiva, os alunos do 1° Ano da EFG FPL lançaram, na manhã do dia 15 de março, no Tupyguá Brasil Hotel, o Tutoria 2016. O Evento contou com a presença da Vice-diretora Geral da FPL, Profa. Dra. Ilza Tavares Gualberto, empresários, gestores, pais, patrocinadores, professores e convidados.

O Projeto coordenado pelo Professor Samuel Freitas e supervisionado pela Direção da Escola apresenta o mundo empresarial aos jovens já no início do Curso através de ricas trocas de experiências com proprietários e gestores de empresas da região. Ao longo de oito meses, os estudantes têm a ímpar oportunidade de vivenciarem a administração de organizações de sucesso, já integrando-se ao competitivo mercado e ampliando o conhecimento recebido na Escola. Nesta Edição, as empresas Geramix, Loja Eliana Móveis e Eletro, Naturefit, Kero Mais, Pizza Point, Loguiminas e Rogério´s Buffet são tutoras.

Frente a um cenário de incertezas, os alunos do 1° Ano trouxeram, na abertura do Tutoria, o tema “Cenário Econômico 2016: perspectivas e estratégias para superar os momentos de crise” para o debate, que foi conduzido pelo economista e consultor empresarial Edmundo Duarte Silva.

O economista contextualizou a crise a partir da perspectiva histórica, traçando um amplo panorama mundial para chegar até os dias de hoje. Edmundo Duarte também levou em consideração o desenrolar do desenvolvimento econômico e social no Brasil, fazendo pontuais reflexões que contribuíram para compreender, com clareza, a atual situação que encontra-se o País.

Importantes reflexões foram proporcionadas por Edmundo Duarte, que sinalizou potenciais caminhos a serem seguidos para encarar a crise de maneira diferente da maioria: criatividade e inovação, não-endividamento, manter caixa reserva e agregar valor ao negócio.

Confira mais fotos na Fanpage da FPL: https://goo.gl/RLkPOg

Gestores de instituições de educação cursam o Mestrado Profissional em Administração com ênfase em Gestão de Organizações de Educação Superior, que está sendo ofertado pela FPL.

Mais de 30 gestores de instituições de educação superior de 10 estados brasileiros estiveram, na semana passada, na FPL. Eles são alunos do Mestrado Profissional em Administração, em uma turma especial com ênfase em Gestão de Organizações de Educação Superior, lançado pela Instituição na quarta-feira, 24 de fevereiro. O Curso é raro no País.

Com duração de dois anos, o Curso de Mestrado Profissional em Administração contém disciplinas de formação geral como Teoria das Organizações, Gestão de Marketing, Finanças Corporativas, Gestão de Pessoas e Gestão de Inovação, e disciplinas instrumentais e metodológicas (métodos de pesquisas qualitativa e quantitativa e pesquisa em administração). Mas o principal diferencial é a oferta de disciplinas complementares voltadas para a gestão de instituições de educação superior, qualificando profissionais deste segmento para atuar com melhor desempenho à frente de instituições que têm um importante papel no desenvolvimento econômico e social de regiões.

O Mestrado Profissional em Administração da FPL tem como área de concentração a Gestão em Organizações, com duas linhas de pesquisa: Inovação e Organizações e Estratégias Corporativas. As linhas de pesquisa são integradas por núcleos. Na linha de pesquisa Inovação e Organizações, o núcleo Gestão do Conhecimento e Inovação investiga novas formas de organizar recursos e o núcleo Organizações e Gestão de Pessoas investiga questões ligadas à estrutura e cultura organizacional e gestão de pessoas em organizações privadas, públicas e do terceiro setor. Já na linha de pesquisa Estratégias Corporativas, o núcleo Marketing e Estratégias investiga a capacidade das organizações de formular e implementar estratégias adequadas ao dinâmico e competitivo ambiente empresarial e o núcleo Finanças Corporativas investiga as estratégias de alocação de recursos e a capacidade de geração de valor pelas organizações.

A turma especial do Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Gestão de Organizações de Educação Superior será coordenada pelo Professor Dr. Ronaldo Lamounier Locatelli e contará com a coordenação adjunta da Professora Dra. Roberta Muriel, recém-contratada da FPL.

A Professora Roberta Muriel é doutora em Educação (Universidade de Sorocaba), tendo desenvolvido sua tese em Avaliação de Instituições de Educação Superior; mestre em Administração pela FPL e graduada em Letras (UFMG). Atualmente, ela é assessora, consultora e ministra cursos por todo o Brasil de Avaliação Institucional e Gestão de Instituições de Ensino Superior. Tem vasta experiência na área de Gestão de Instituições de Ensino Superior e foi coordenadora do MBA em Administração Acadêmica e Universitária, pós-graduação lato sensu desenvolvida pela Carta Consulta, empresa parceira da FPL, na qual ela é diretora.

As aulas serão realizadas em formato modular, em imersão por três dias, a cada dois meses, até o final do primeiro semestre de 2017. De julho a dezembro do próximo ano, os mestrandos se dedicarão a produção da dissertação, orientados por professores doutores da FPL. A Instituição conta a parceria do Tupyguá Brasil Hotel para receber os alunos desta turma em Pedro Leopoldo.

A primeira impressão: compromisso com a elevada qualidade de ensino

Já durante o primeiro módulo de aulas, realizado de 24 a 26 de fevereiro, na FPL, os mestrandos constataram a elevada qualidade de ensino da Instituição. “O Mestrado me surpreendeu pelo nível dos professores e a metodologia”, afirma Deivison Pinto, da Faculdade Fasipe (MT).

Marcelo Miranda, da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, vislumbrou a aplicabilidade dos conteúdos aprendidos em sala de aula na rotina profissional, otimizando o desempenho dos gestores de instituições de educação superior. “O Mestrado Profissional em Administração com ênfase em Organizações de Educação Superior representa uma valiosa possibilidade de compreender e intervir positivamente nos processos educacionais”, observa Marcelo Miranda.

Para Patrícia Alves, da Faculdade Alfa, de Almenara (MG), o Curso fomenta também uma rica contribuição profissional. “A turma é composta por alunos de diversas regiões do País, o que possibilita a troca de experiência”, comenta Patrícia Alves.

Para a Diretora Acadêmica da FPL, Profa. Dra. Ilza Tavares Gualberto, “esse curso vem contribuir com o preenchimento de uma lacuna existente na profissionalização da gestão das instituições de educação brasileiras”, destaca a Diretora Acadêmica da FPL.

Mestrado Profissional em Administração

A FPL mantém, desde 2000, o Mestrado Profissional em Administração. O Curso foi o primeiro nesta modalidade em Minas Gerais. Até fevereiro deste ano, o Mestrado Profissional em Administração diplomou 787 mestres.

Esta é a segunda experiência da Instituição em contribuir para o desenvolvimento de um segmento profissional e gerar grandes impactos na sociedade. De 2013 a 2015, a FPL realizou o Mestrado Profissional em Administração, turma especial, com ênfase em Gestão da Segurança Pública, focado para policiais militares e civis de alta patente.

A Instituição também já tem experiência bem-sucedida na oferta de Mestrado Profissional em Administração Modular. De 2011 a 2013, foi ministrado o Curso em formato de imersão para 58 alunos de 13 estados, revelando a qualidade do ensino e pesquisa da FPL e também sua capacidade de atração de alunos de todo o país.

Projeto Social passa a ser gerenciado pela FPL, que receberá, em março, mais de 100 adolescentes da Região para desenvolver a socialização e o resgate da autoestima, além de também terem novas oportunidades de vida.

A Coordenadora do Minas de Sonhos pela FPL, Micheli Ferreira do Carmo Santos, detalhou, no dia 11 de fevereiro, o funcionamento do Projeto Social para colaboradores da Instituição e, no sábado, 13 de fevereiro, para os professores.

A partir deste ano, o Projeto Social será gerenciado pela FPL. Também apoiam esta iniciativa a BH Airport (concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tancredo Neves), que assume grande parte dos custos diretos do Projeto, e as prefeituras de Confins, Lagoa Santa, Matozinhos e Pedro Leopoldo. As administrações municipais, além da seleção de estudantes, são responsáveis pelo transporte e alimentação dos adolescentes e a alocação de monitores.

O Minas de Sonhos acolhe 120 estudantes em condição socioeconômica vulnerável com idade entre 14 e 16 anos da rede pública de ensino de Confins, Lagoa Santa, Matozinhos e Pedro Leopoldo.

Durante o período vespertino, os alunos permanecem na FPL, onde eles têm a oportunidade de, sob a coordenação de professores, participar de diversificadas atividades, que vão desde ética e cidadania, passando por arte e trabalhos manuais, inclusão digital até inserção no mercado de trabalho.

A Coordenadora afirma que o Projeto Social ainda prepara o aluno para o competitivo mercado de trabalho. “Além deles se socializarem, resgatarem a autoestima e descobrirem os sonhos deles durante as aulas e também com a convivência no ambiente da FPL, eles são preparados para oportunidades profissionais nas empresas da Região”, explica Micheli Santos.

No Projeto Minas de Sonhos, os estudantes têm ainda a oportunidade de concorrem a bolsas de estudo na EFG/FPL, que adota a metodologia Sebrae. “Temos várias histórias de jovens que correram atrás dos sonhos e conquistaram bolsas de estudo na EFG e tiveram a oportunidade de conhecer um mundo novo e várias outras novas oportunidades”, detalha.

Para o Diretor Geral da FPL, Carlos Alberto Portela, o Projeto Minas de Sonhos é uma iniciativa exitosa ao trabalhar a juventude da Região, juntamente com a iniciativa privada – BH Airport – e o poder público – administrações das quatro cidades.

Micheli Santos lembra que as aulas do Projeto Social iniciarão em março. Para participar do Minas de Sonhos, os jovens precisam cumprir condições, entre elas, estar matriculados em escolas da rede pública municipal de ensino das cidades de Confins, Lagoa Santa, Matozinhos e Pedro Leopoldo, além de ter entre 14 e 16 anos. A seleção dos participantes é feita com o auxílio das diretoras das escolas.

A Direção Geral da FPL promoveu, na manhã de sábado, 13 de fevereiro, a Reunião Geral de Professores. Os docentes da EFG Sebrae, Graduação e Mestrado conheceram, detalhadamente, os avanços dos núcleos em direção ao posicionamento de marca da Instituição como Centro de Excelência.

Na Graduação, a FPL mantém o IGC (Índice Geral de Cursos) na faixa 4, segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Neste ano, a Instituição está entre as 10 melhores faculdades de Minas Gerais e ocupa o 45º lugar no Brasil entre 1.667 faculdades, integrando o seleto grupo das melhores faculdades do País.

O Curso de Direito foi congratulado pela OAB Nacional, em janeiro, no Distrito Federal, com o Selo OAB Recomenda, premiação concedida em nível nacional pela qualidade de ensino, que contemplou apenas 139 cursos de Direito no Brasil.

Já a EFG Sebrae obteve, no ano passado, o êxito de ingressar 30% dos formandos em universidades federais, além de ter os melhores resultados no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) do Vetor Norte e ainda ser a melhor escola do Sistema EFG (com exceção da escola matriz).

No Mestrado Profissional em Administração, até 2015, foram titulados 785 mestres pelo Programa. As pesquisas desenvolvidas por professores e alunos têm tido repercussão em nível nacional, sendo apresentados no SINGEP (Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade), promovido pela Uninove (São Paulo); no Enampad (Encontro Nacional de Pesquisadores e Estudantes de Administração), em Belo Horizonte, e também no Emprad (Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração), também realizado em São Paulo, na USP (Universidade de São Paulo).

Também foram apresentados o nível de engajamento das revistas científicas da FPL, Gestão e Tecnologia e Senso Crítico, pelos os seus editores, professores José Edson Lara e Fabrício Veiga.

A Coordenadora do Minas de Sonhos, Michele Ferreira do Carmo Santos, explicou sobre o funcionamento do Projeto Social, pois, a partir deste ano, será coordenado pela FPL. Apadrinham também esta iniciativa a BH Airport (concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tancredo Neves) e as prefeituras de Confins, Lagoa Santa, Matozinhos e Pedro Leopoldo.

A partir de fevereiro, a UAP (Unidade de Apoio Pedagógico) passou a funcionar na Instituição. Coordenada pela Professora Vanina Dias, doutora em psicologia, a UAP tem como objetivo incrementar o processo de ensino-aprendizagem, ampliar a interdisciplinaridade e ainda maximizar a relação do corpo discente com a Instituição.

Na reunião, os docentes também contribuíram para a construção do novo PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) 2017-2021. No PDI, que é um instrumento de regulação e avaliação da Instituição conforme parâmetros determinados pelo MEC (Ministério da Educação), estão contemplados, no eixo políticas acadêmicas, os seguintes subitens: políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão; políticas de atendimento aos discentes; ações institucionais voltadas para o desenvolvimento econômico e social; ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial e ações institucionais no que se refere à diversidade, ao meio ambiente, à memória cultura, à produção artística e ao patrimônio cultural.

Os trabalhos foram realizados em pequenos grupos que sistematizaram propostas para diferentes indicadores. A FPL acredita que a excelência se constrói com o envolvimento e a participação de todos.

Entidade entrega Selo para apenas 11% de instituições de ensino do Brasil, atestando o diferenciado nível de ensino de alguns poucos cursos de Direito do País. Curso de Direito da FPL integra o seleto grupo.

A OAB Nacional (Ordem dos Advogados do Brasil) entregou, na manhã desta quarta-feira, 13 de janeiro, o selo de qualidade OAB Recomenda para o Curso de Direito da FPL. A cerimônia foi realizada em Brasília, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, e contou com a presença do Presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, do Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Ministro Ricardo Lewandowski, do Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, além de presidentes de diversas Seccionais da OAB e outras autoridades presentes.

O Diretor Geral da FPL, Carlos Alberto Portela da Silva e o Coordenador do Curso de Direito, Professor Regis André, representaram a Instituição na solenidade.

O Selo de qualidade OAB Recomenda atesta o nível diferenciado de ensino de apenas 139 cursos de Direito no Brasil. Este número equivale a somente 11% do número total de cursos (1.266) de Direito existentes no País. Das 139 instituições de ensino selecionadas no Brasil, 78 são públicas e 61 privadas. Em Minas Gerais, 21 instituições de ensino foram contempladas com o selo de qualidade OAB Recomenda.

Para conceder o selo de qualidade OAB Recomenda, a OAB Nacional levou em consideração o índice de aprovação dos alunos nos exames da Ordem e também o conceito obtido pelo curso no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). O selo é concedido pela OAB a instituições de ensino a cada três anos.

De acordo com o Presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, a entrega do selo OAB Recomenda é um momento de profunda importância para o futuro do Estado Democrático de Direito. “Quando avaliamos os cursos, empreendemos esforços para a melhoria da qualidade do ensino jurídico e o aperfeiçoamento dos que irão exercer o Estado de Direito na prática, que darão concretude às funções essenciais da Justiça, interpretar e aplicar o ordenamento jurídico. Ao formar bacharéis em direito, cuidamos do futuro da nação e da Constituição. A qualidade do ensino jurídico é peça fundamental e indispensável para a formação de profissionais capacitados para uma atuação crítica, competente e compromissada com a realização da Justiça e do Estado Democrático de Direito. As instituições de ensino jurídico têm o papel fundamental de preparar os estudantes para sua vida profissional, para as mais diversas carreiras jurídicas e também para a advocacia”, detalhou o Presidente da OAB em seu discurso durante a solenidade.

O Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, parabenizou a iniciativa da OAB. “O MEC tem seus próprios critérios de avaliação de cursos, mas estabelecer um selo de qualidade é uma orientação a mais para os estudantes. Por tudo que a OAB representa para o País, fiz questão de vir aqui dizer que este Selo vale muito”, salienta o Ministro da Educação.

O Presidente do STF, Ministro Ricardo Lewandowski, destacou a importância de boas faculdades formarem bacharéis em direito com formação ampla e multicultural, focada em diversas áreas do conhecimento. Esta formação, segundo o magistrado, permitirá um avanço em políticas que serão essenciais no futuro do País diminuindo a litigiosidade, com métodos alternativos de resolução de conflitos, como mediação, conciliação e arbitragem, e as audiências de custódia, que têm diminuído o número de presos provisórios no Brasil. “É preciso, neste momento histórico, que nós, operadores do direito, tenhamos uma visão crítica e alternativa de nossa prática. Estas 139 faculdades de direito certamente têm visão plural do fenômeno jurídico e estão preparadas para se utilizar dos métodos alternativos, contribuindo para a pacificação do País e a preservação do Estado de Direito, patrimônio inalienável de todos os cidadãos”, acredita o Presidente do STF.

O Coordenador do Curso de Direito, Professor Regis André, o Selo OAB Recomenda atesta a excelência do Curso de Direito da FPL. “O Selo OAB Recomenda atesta que o Curso de Direito da FPL se encontra não somente dentre os melhores cursos de Direito de Minas, mas também, e igualmente, do Brasil. Devemos todos ter o melhor sentimento de satisfação pelo dever cumprido até aqui, de construção de um curso superior de qualidade, nas melhores tradições da FPL, sem, contudo, nos descuidar dos novos desafios que tal qualificação de excelência nos reserva”, observa o Coordenador do Curso.

Para o Diretor Geral da FPL, Carlos Portela, receber o selo de qualidade OAB Recomenda não chega a ser uma surpresa para quem acompanha o dia a dia de uma equipe na busca incansável pela excelência. “Claro que ficamos muito gratificados e honrados com essa condecoração, mas ela apenas vem coroar o trabalho cotidiano da Vice-diretora Geral da FPL, Professora Ilza Gualberto, do coordenador do curso de Direito, Dr. Regis André, de todos os professores e demais funcionários da FPL e também de um grupo de alunos e até ex-alunos que estão engajados na construção da excelência da Instituição. Por isso, parabenizo a todos e peço que comemorem esse grande momento e continuem focados no trabalho sério, pois a manutenção dessa qualidade requer muito esforço e dedicação”, destaca o Diretor Geral da FPL.

Instituição promove Gincana da Solidariedade e movimenta a região para ajudar o próximo. Também foram doados quase três mil itens de higiene pessoal que beneficiarão centenas de famílias auxiliadas por 17 ONGs.

A FPL proporcionou aos alunos, professores e funcionários técnicos-administrativos enxergar além da rotina de trabalho, estudos e lazer. A Instituição oportunizou a chance de a Comunidade Acadêmica ver o próximo com outros olhos.

Eles puderam doar felicidade para pessoas que são auxiliadas por entidades beneficentes na região. Durante o mês de setembro, alunos, professores, funcionários e convidados estiveram mobilizados com a Gincana da Solidariedade.

Os desafios da Gincana foram planejados para despertar a vontade de ajudar ao próximo. “Além da arrecadação de alimentos, nosso intuito é que, a cada ano, estejamos ainda mais próximos, mais integrados. Com a Gincana, todos os envolvidos puderam dar ainda mais valor às ações solidárias e fraternas. Organizamos a Edição 2015, reforçando os momentos de sensibilizar a comunidade acadêmica, de levá-la a participar e de atuarem no feliz momento da partilha”, explica Professora Adriana Cerqueira, uma das coordenadoras do Projeto.

O ponto alto da Gincana da Solidariedade aconteceu na manhã de sábado, 26 de setembro, durante o Dia da Solidariedade, na Praça da Prefeitura, com muita animação e provas que despertaram ainda mais o espírito solidário dos participantes. Nesta manhã, a FPL junto com órgãos públicos, com a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo e empresas parceiras ofereceram serviços gratuitos e atividades de lazer à comunidade.

As mais de 8 toneladas de alimentos e 2.955 sabonetes e pasta dental foram entregues na noite de quinta-feira, 1° de outubro, com a presença da Direção da FPL, da Comunidade Acadêmica e também de representantes das seguintes ONG´s: Fundação José Hilário de Souza (Pedro Leopoldo), APAE (Pedro Leopoldo), LAIITE (Pedro Leopoldo), SSVP (Sociedade São Vicente de Paula) Lagoa Santa, SSVP Vespasiano, SSVP Confins, SSVP Pedro Leopoldo, SSVP São José da Lapa, Lar de Idosos Santa Terezinha (Matozinhos), Grupo Espírita Chiquinha Carvalho (Pedro Leopoldo), Centro Espírita Bezerra de Menezes (Pedro Leopoldo), Centro Espírita Luiz Gonzaga (Pedro Leopoldo), Centro Espírita Pai Guiné (Pedro Leopoldo), Lar para Idosos São Judas Tadeu (Matozinhos), Grupo Espírita Scheilla (Pedro Leopoldo), Associação Geração Resgate (Pedro Leopoldo) e Fazenda Renascer (Pedro Leopoldo).

Sensibilizados pelo movimento do bem promovido pela FPL, as entidades agradeceram, sensibilizadas, as doações. “Nos momentos mais difíceis é que os anjos da vida chegam para ajudar a quem precisa. Vocês são estas pessoas que a áurea divina iluminou no momento certo”, enaltece João Francisco de Oliveira, Presidente do Lar dos Idosos Nossa Senhora Auxiliadora.

Além da gratidão pelos alimentos, as ONG´s destacaram a alegria de receber as equipes da Gincana da Solidariedade para trabalhos voluntários na sede das entidades. “Este ano foi mais gratificante ainda, pois vocês nos visitaram e fizeram intervenções, desde lanches até dia da beleza. Todos do Lar Santa Terezinha se emocionaram com tanta gente bonita que nos visitaram”, agradece Lauro Marques, Presidente do Lar de Idosos Santa Terezinha.

A Professora Adriana Cerqueira afirma que a FPL foi a grande beneficiada por participar deste grande movimento solidário. “Acreditamos que todos saímos transformados positivamente depois de poder doar um pouco de nosso afeto em ações de solidariedade”, observa.

Realizado deste 2011, o Dia da Solidariedade já beneficiou centenas e centenas de famílias da região com mais de 30 toneladas de alimentos. As ações de voluntariado continuam sendo estimuladas pela Instituição. “Temos certeza que nossa região tem uma multidão de pessoas do bem, especialmente aqui, na FPL. As inscrições para tornar-se voluntário estão disponíveis para aqueles que desejam continuar com esse trabalho que tanto nos engradece como seres humanos”, lembra.

Mestrado Profissional em Administração apresenta, na USP, soluções criativas para problemas organizacionais.

A FPL está envidando esforços para divulgar os estudos e as pesquisas de seus professores e alunos e tornar-se ainda mais conhecida nacionalmente. Com essa finalidade, dentre outras iniciativas, estabeleceu cooperação técnica com a USP (Universidade de São Paulo) e UNINOVE (Universidade Nove de Julho), na organização de eventos acadêmicos. É parceira da UNINOVE no SINGEP (Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade) e é, também, parceira da USP na organização do EMPRAD (Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração).

A FPL teve participação destacada no II EMPRAD, realizado nos dias 17 e 18 de agosto, na FEAUSP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo). A Instituição apresentou um dos quatro cases da programação do evento. A Professora Dra. Vera L. Cançado e a Diretora de Desenvolvimento da PIF PAF Alimentos, Valéria Maria da Silva Souza, mestre pela FPL, apresentaram o trabalho “Turnover e Clima Organizacional: caso Pif Paf Alimentos”.

Valéria Souza, orientada pela Professora do Mestrado Profissional em Administração da FPL, buscou, por meio de uma robusta sustentação teórica, soluções criativas para os problemas que enfrentava na unidade do Frigorífico de Palmeiras de Goiás da Pif Paf Alimentos. O turnover (rotatividade de pessoal) da unidade 40% superior ao das demais unidades do Grupo implicava em um custo mensal na ordem de R$ 200 mil, além de custos indiretos, como perda de conhecimento e de investimentos com o treinamento de desligados. Para os próximos dois anos, havia a previsão de elevação do volume de produção e, consequentemente, de seu quadro funcional.

Em sua dissertação, Valéria Souza, objetivou identificar os fatores causadores da intenção de turnover, a partir da análise de fatores econômicos, de questões relativas ao clima organizacional e de fatores individuais. Essa visão ampliada do fenômeno permitiu à Diretora de Desenvolvimento da PIF PAF Alimentos um diagnóstico da situação, baseado em rigorosa metodologia cientifica, que deu suporte adequado para a tomada de decisão.

O resultado da pesquisa indicou que o clima organizacional influenciava a intenção de turnover. “Quanto melhor o clima, menor a intenção de turnover”, explica a Professora observando que também as questões da economia local, como escassez de mão-de-obra, e fatores individuais influenciam o turnover.

A partir da pesquisa, a Diretora de Desenvolvimento da PIF PAF implementou um plano de ação com propostas para a redução do turnover, com a revisão dos benefícios, em função do mercado local - readequação das estruturas físicas e processos relativos a refeitórios, transporte e lazer; treinamento das lideranças; projeto Carreiras, Cargos e Salários; revisão de comunicação interna; comitê de ética e implementação do canal ouvidoria. Tais ações contribuíram para redução em 29% na taxa de turnover, no período de 2014 a 2015, com os respectivos impactos financeiros e ganhos sociais.

Para a Professora Vera Cançado, o curso de Mestrado Profissional em Administração possibilita encontrar soluções criativas para problemas organizacionais. “Valéria encontrou uma forma de analisar o problema de turnover que ela vinha enfrentando na empresa de maneira integrada e sistêmica, o que permitiu uma análise mais aprofundada da situação e a consequente correção de rumos. Foi possível entender o turnover não somente a partir dos aspectos organizacionais, mas também de fatores relacionados ao contexto – políticos, econômicos e sociais – e de fatores individuais – características pessoais dos empregados. Saímos de uma perspectiva de causação linear para a visão do fenômeno de forma interdependente e complexa”, detalha.

Durante o EMPRAD, a apresentação do caso levantou várias questões e elogios, especialmente com relação ao rigor acadêmico e à qualidade dos dados. Os participantes destacaram que foram apresentados dados da empresa que comprovam a situação-problema, bem como dados que evidenciaram melhoria nos resultados, a partir de correções sustentadas pelo diagnóstico.

Placa que homenageia Professor Arnaldo Carneiro Vianna, que é destaque na educação mineira, foi descerrada nesta semana.

A FPL e o Projeto Terras Fidalgo inauguraram, na tarde de segunda-feira, 22 de junho, a placa que nomeia a Instituição. O campus passa a ser denominado Professor Arnaldo Carneiro Vianna. A solenidade contou com a presença da Comunidade Acadêmica e também de Milton Vianna Dias, sua esposa Eliane e Eder Campos, da MVD Empreendimentos, empresa que abriga o Projeto Terras Fidalgo, onde está instalada a Instituição.

Referência na área de Educação no Estado, o Professor Arnaldo Carneiro Vianna foi fundador do conceituado Ginásio São José, na cidade mineira de Ubá, onde nasceu. Ele também atuou como professor e gestor em várias instituições de ensino, além de cargos no Executivo do Estado de Minas Gerais. Foi um ferrenho defensor da Educação como instrumento de desenvolvimento do País.

Mestre dedicado e competente, o Professor Arnaldo Carneiro Vianna teve uma reconhecida carreira na área de Educação e deixou a função pública ao atingir a idade limite de 70 anos, de acordo com a lei. Lecionou para várias gerações e teve alunos que notabilizaram em diversos setores, como o ex-senador Artur Bernardes Filho e o compositor Ari Barroso.

O Professor Arnaldo Carneiro Vianna é avô materno de Milton Vianna Dias, empreendedor do Projeto Terras Fidalgo e fundador do Grupo Precon.

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