FPL • ACESSO ALUNO AO SISTEMA AULA

FPL • ACESSO PROFESSOR AO SISTEMA AULA

MESTRADO PROFISSIONAL
EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINAS ISOLADAS

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 2º SEM DE 2014

FPL: a força da COMPETÊNCIA

PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE

A Fundação Pedro Leopoldo lamenta profundamente o falecimento de Bárbara Aline, aluna do 6° período de Ciências Contábeis, na manhã de domingo, dia 14 de setembro.

Neste momento de grande dor, a FPL deseja forças à família para enfrentar sua perda.

Nossos sinceros sentimentos,

Fundação Pedro Leopoldo

A FPL lançou, na noite do dia 1 de setembro, a Campanha de Arrecadação de Alimentos. Até o dia 26 de setembro, a Comunidade Acadêmica poderá entregar, no Suporte Corporativo, donativos, que serão encaminhados para entidades filantrópicas da Região. Essa atividade integra o Dia da Solidariedade, realizado na manhã de 27 de setembro, na Praça Chico Xavier (Praça da Prefeitura), no centro de Pedro Leopoldo.

Desde 2011, a FPL arrecadou, aproximadamente, 20 toneladas de alimentos que beneficiaram 15 ONG´s do Vetor Norte.

As alunas Isabela de Aquino Dias Duarte, Cristiane Viana Neto e Fabiana Viana Macedo receberam, do Professor Aloísio Vilaça, Coordenador de Integração Acadêmica, na noite de 1 de setembro, durante o intervalo das aulas, na FPL, a premiação por vencerem o concurso para escolha do slogan da Campanha Institucional Enade 2015.

Isabela de Aquino Dias Duarte ganhou, pelo primeiro lugar um tablet. Ela e também Cristiane Viana Neto e Fabiana Viana Macedo receberam bolsas de estudos para a Capacitação de Gerentes pelas três primeiras colocações.

O slogan da campanha institucional Enade 2015 será "Muito além do diploma. Valorize sua escolha, valorize você!"

Os alunos do Primeiro Ano da Escola Sebrae FPL realizaram, na semana passada, a Feira de Ciências. Eles apresentaram para os alunos do Segundo e Terceiro Ano e também professores variados temas que estão sendo estudados em sala de aula e interferem em nosso dia a dia, como alimentos transgênicos, suplementes alimentares e aterros sanitários.

Compreender a necessidade da autogestão da carreira, conhecer equipamentos primordiais para a execução de ações rotineiras e ainda descobrir as novidades da cadeia de suprimentos no e-commerce foram algumas das variadas atividades da Semana de Logística, realizada de 20 a 22 de agosto.

Promovida anualmente pela Fundação Pedro Leopoldo (FPL), a terceira edição do Evento intensificou a ligação entre alunos, professores e empresas. Na noite de quarta-feira, 20, a abertura da Semana de Logística foi realizada na Praça Chico Xavier (Praça da Prefeitura), na região central da cidade, para apresentar à comunidade caminhões e máquinas que fazem parte do dia a dia de um profissional de Logística. As empresas Fisk, Unistein, Robson Veículos e Transvante apresentaram a comunidade diferenciais de produtos ou serviços.

Na noite de quinta-feira, 21, na FPL, a professora Silmara Pereira ministrou a palestra “Auto gestão de carreira”, na qual ela ensinou aos alunos a necessidade de administrar a própria trajetória profissional. Nessa mesma noite, representantes da VL! falaram aos alunos sobre as portas de entrada na Empresa.





Logística como diferencial no e-commerce

Para apresentar os pontos-chave da cadeia de suprimento e traçar competitivas estratégias, Luiz Carlos de Faria Júnior ministrou a palestra “A Logística como diferencial no e-commerce”, na noite de sexta-feira, 22, na FPL.

Com 30 anos de experiência em Logística, o palestrante já atuou na Expresso Mirassol e JSL. Atualmente, ele está na Sagalog, em Guarulhos (SP). Para que um negócio seja bem-sucedido no e-commerce, os gestores precisam surpreender o cliente diminuindo, sistematicamente, o tempo estimado de entrega.

De degrau em degrau

O ex-aluno de Logística, Evandro Francisco Alves, contou, também na noite de sexta-feira, 22, na FPL, sobre seu crescimento profissional para os estudantes do Curso. Após ingressar no ensino superior, Evandro, que era caminhoneiro, iniciou a ascensão na carreira, na Cesa Logística. Ao obter novos conhecimentos, ele vislumbrou novas oportunidades, que foram conquistadas com empenho e determinação.

Dr. José Edson Lara (foto), Professor do Mestrado Profissional em Administração, ministrou o curso “Managing Technology Driven Projects” (Gestão de Projetos Orientados para a Tecnologia), na Bentley University, em Massachusetts (EUA), junto com docentes da Uninove (Universidade Nove de Julho) e também de outros países.

Ainda na Bentley University, Professor José Edson apresentou o trabalho científico “Sensory Analysis: Aplication to the Gastronomic Event Menu” (Análise Sensorial: Aplicação em um Evento Gastronômico). Esse estudo que integrou os “Tópicos Avançados em Gestão de Projetos” resultou de uma dissertação elaborada por Yandira Neto Custódio, que foi orientada pelo Professor José Edson. A dissertação teve também contribuições dos professores Dr. Ronaldo Lamounier Locatelli e Dra. Maria Celeste Reis Lobo Vasconcelos.

Essas atividades compõem o Programa de Internacionalização do Mestrado Profissional em Administração, realizado através de aliança estratégica com a Uninove. O mestre Carlos Ronan de Alvim Braga também participou das atividades em Bentley.

Estão sendo programadas vistas técnicas e acadêmicas a outras instituições internacionais, como Grenoble (França) e Frankfurt (Alemanha), que serão coordenadas pelo Professor José Edson Lara.

Docentes do Núcleo de Ensino Médio e Técnico – Escola Sebrae FPL assistem palestra para integram-se ainda mais as práticas pedagógicas direcionadas à Geração Z.

Conectividade, constantes mudanças e incertezas. Com a tônica na Sociedade do Conhecimento, a Professora Eliane Veloso, Consultora da Fundação l´hermitage, ministrou, na manhã do dia 6 de agosto, a palestra “Desafios da educação e posicionamento do professor no contexto atual”, para os docentes do Núcleo de Ensino Médio e Técnico – Escola Sebrae FPL, no Hotel Tupyguá.

A nova realidade marcada por velocidade, intangibilidade e conectividade desafia os educadores, que convivem com essas variáveis também presentes na Geração Z. Nascidos a partir de meados da década de 80, a Geração Z é caracterizada por zapear, ou seja, por fazer múltiplas tarefas simultaneamente, como assistir vídeos, conversar em chats e ainda usar o telefone.

Diante destes fatores, o papel dos educadores muda. “Precisamos oferecer elementos para que os adolescentes se conheçam, descubram o seu potencial e possam se inserir nesta Sociedade”, observa a Professora Eliane Veloso.

Na Sociedade do Conhecimento, praticamente, não há espaço para a mão de obra braçal. “Existe a necessidade de maior qualificação e aprendizado contínuo. Trabalho em equipe, capacidade de inovar e busca por soluções frente aos problemas são pré-requisitos fundamentais para exercer qualquer profissão”, explica.

Educação de qualidade também perpassa a investigação. “A aula não é mais lugar da novidade. Os jovens são hiperconectados. As informações estão em todos os lugares, o tempo todo, a um clique. Cabe a nós, professores, auxiliar e orientar o aluno a selecionar essa gama de informações e ajudá-los a transformar essas informações em conhecimento. A aula é um espaço para orientações e esclarecimento de dúvidas”, acredita.

Incentivar a prática de ações solidárias também deve fazer parte das lições ensinadas pelos professores aos adolescentes. “Essas atitudes fazem a diferença para a construção de um futuro sustentável”, lembra.

As professoras Sônia Rodrigues e Valéria Savoi, coordenadoras do Núcleo de Ensino Médio e Técnico - Escola Sebrae FPL, receberam, no dia 6 de agosto, Verislânia Regina de Albuquerque e Edelweiss Petruceli Carayon de Barros, do Sistema de FG (Formação Gerencial) Sebrae MG. Elas trocaram experiências sobre práticas de ensino para aprimoramento contínuo nas escolas do Sistema FG.

Luís Cláudio da Silva Chaves, presidente da OAB/MG, nomeou o Professor Regis André, Coordenador do Curso de Direito da Fundação Pedro Leopoldo (FPL), como presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG. O Professor Amauri Alves também integra essa Comissão.

Caso precisem fazer contato telefônico com a FPL, utilizem os seguintes números:
3686-1240, 3686-2261, 3686-0396 ou 3686-1136.

A nossa linha 3686-1461 está com problemas técnicos, mas já está sendo reparada.

Obrigada! Fundação Pedro Leopoldo.

Instituição articula o empresariado da Região para fomentar debates que impulsionarão o desenvolvimento econômico e sustentável do Vetor Norte.

A Fundação Pedro Leopoldo (FPL) realizou, na manhã desta quarta-feira, 30, a primeira edição do Café de Negócios Empresariais (foto).

O Evento promovido pela Instituição reuniu o empresariado regional para um debate sobre as novas oportunidades de negócios e a necessidade de aprimoramento contínuo, sobretudo em Logística.

Para mediar esse debate, a FPL convidou o Presidente do Fashion City Brasil, Gilson Brito Jr.; Jarbas Nassif, Presidente da AV Norte (Associação dos Desenvolvedores do Vetor Norte) e Richard Aldrin Fernandes Custódio, Gerente do Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Tancredo Neves e Coordenador de Facilitação e Atendimento ao Cliente da Infraero (foto).

Gilson Brito observa que a logística será a mola propulsora das operações do Fashion City Brasil. Com a previsão de término das obras para agosto do próximo ano, o maior shopping de moda atacadista da América Latina terá 560 lojas, nas quais circularão, 15 mil compradores mensalmente. “Para transportar essas mercadorias que serão vendidas e também para transportar essas pessoas que viajarão para comprar no Fashion City Brasil, será necessária uma logística arrojada, integrada por vários modais”, explica.

Para também proporcionar um panorama diferenciado sobre a Região, Richard Custódio, da Infraero, mensura que o Terminal de Cargas transporta, anualmente, R$ 10 bilhões em carga e tem 340 voos diários, que culmina com circulação média de 30 mil pessoas, com um expressivo potencial para expansão, especialmente com a instalação de novos empreendimentos no Vetor Norte. “Os olhares do Brasil e do mundo se voltarão para Minas Gerais e, em especial, para o Vetor Norte”, comenta Richard Custódio.

Prezando pela sustentabilidade, o Presidente da AV Norte, Jarbas Nassif, lembrou sobre a necessidade da reflexão sobre o desenvolvimento econômico atrelado à qualidade de vida.

Mão de obra qualificada

Com as gradativas mudanças da Região, faz-se imprescindível a mão de obra. “Com o processo da concessão do Aeroporto precisaremos de mais de duas centenas de novos profissionais. Estas pessoas, que serão contratadas, precisarão ser qualificadas para atuar nestes postos de trabalho, especialmente em Logística”, frisa Richard Custódio.

Os professores do Curso de Logística, Emmerson Brito e Roney Rajão observam que os conhecimentos nesta área podem fazer a diferença em todas as organizações. “Com um investimento mínimo, conseguimos resultados fantásticos. Um de nossos alunos economizou mais de 300 mil com a organização de estoques”, destacam.

Articulação com o empresariado da Região

O Diretor Geral da FPL, Carlos Alberto Portela, lembra que a Instituição articulará novos encontros com os empresários e gestores da Região para conversar sobre outros variados temas visando o aprimoramento contínuo para a promoção do desenvolvimento sustentável no Vetor Norte.

Aliança estratégica pretende diplomar 500 gerentes de vendas que também poderão atuar no maior shopping de atacado de moda da América Latina.

A Fundação Pedro Leopoldo (FPL) e o Fashion City Brasil (FCTY) abriram as inscrições para a Capacitação de Gerentes. Com duração de 44h/a, o novo Curso será ministrado na sede da FPL, com aulas presenciais que prepararão o candidato para coordenar equipes, compreender o comportamento do consumidor, relacionar-se com o cliente, definir metas, contabilizar custos fixos e variáveis, mensurar indicadores financeiros, além de outros conceitos essenciais para o desempenho potencializado de um gestor.

As inscrições já estão sendo feitas aqui, no Site da FPL. O candidato pode escolher entre duas opções para ingressar na Capacitação de Gerentes: aulas de segundas à quinta-feira à noite, de 18h30 às 22h30 OU sexta-feira à noite, de 18h30 às 22h30 e sábados de 8h às 17h. Os pré-requisitos para ingressar nesta Capacitação são: ter mais de 18 anos, preferencialmente ensino médio completo e experiência em vendas. As primeiras turmas do Curso iniciarão em agosto.

Existe a possibilidade de contratação pelo FCTY?

Sim, porém o processo de seleção é feito pelos lojistas. O FCTY disponibilizará o cadastro de todos os participantes para auxiliá-los nisso. Estima-se que a média salarial de gerentes será de R$ 3 mil para trabalhar de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h.

CAPACITAÇÃO DE VENDEDORES

Permanecem abertas também aqui, no Site da FPL, as inscrições para a Capacitação de Vendedores. A meta da aliança estratégica é capacitar 1,5 mil vendedores até o final deste ano. Já foram diplomados mais de 300 alunos neste primeiro semestre.

Dúvidas? Assessoria de Comunicação e Relações com o Mercado: fpl@fpl.edu.br ou (31) 3686-1461

Caro(a) aluno(a),

Em nosso constante processo de formação, muitos aspectos estão sendo apresentados como fundamentais, dentre eles, a postura profissional. Compartilhamos com você o texto publicado no jornal Estado de Minas que apresenta o assunto com exemplos e sugestões que, certamente, podem contribuir com a necessária e fundamental qualificação profissional.

Boa leitura!

Carlos Alberto Portela da Silva
Diretor da Fundação Pedro Leopoldo

Texto 01 Texto 02

Aliança estratégica diploma mais de uma centena de alunos para excelência no atendimento. Até o final do ano, serão diplomados mil vendedores. Novas turmas iniciarão em maio.

O papel do vendedor no mercado, a percepção de valor para o cliente, principais perfis de consumidores, negociação e vendas adicionais são alguns dos conceitos aprendidos na Capacitação de Vendedores. Realizado através de aliança estratégica entre a Fundação Pedro Leopoldo (FPL) e o Fashion City Brasil (FCTY), o Curso diplomou, na primeira quinzena de abril, as suas primeiras turmas.

Com duração de 16h, a Capacitação de Vendedores habilita os alunos a diferenciarem-se no competitivo mercado de trabalho e também a desempenharem essa função no maior shopping atacadista da América Latina.

Para o Diretor Geral da FPL, Carlos Alberto Portela da Silva, e a Coordenadora do Núcleo de Educação Corporativa, Adriana Rocha de Cerqueira, essa aliança estratégica já materializa um expressivo impacto positivo na Região. “As avaliações feitas pelos aproximadamente 100 alunos das três primeiras turmas do Curso comprovam que a estratégia de preparar mais de mil vendedores, ao longo deste ano, está sendo totalmente exitosa. Um empreendimento da magnitude do FCTY não poderia prescindir de uma iniciativa como essa. Nossa equipe tem dedicado total atenção ao Projeto, monitorando e analisando, permanentemente, o andamento das turmas e, sempre que necessário, promovendo os aprimoramentos que garantem o elevado nível de qualidade do Curso”, detalham.

EXISTE A POSSIBILIDADE DE CONTRATAÇÃO PELO FCTY?

Sim, porém o processo de seleção é feito pelos lojistas. Estima-se que a média salarial de vendedores será de R$ 1,5 mil para trabalhar de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h.

Informações? Assessoria de Comunicação e Relações com o Mercado da FPL: fpl@fpl.edu.br ou (31) 3686-1461.

A FPL conquistou NOTA 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). O resultado foi divulgado na tarde de terça-feira, 3 de dezembro, pelo MEC (Ministério da Educação). Criado em 2008 pelo Governo Federal, o IGC, que varia em uma escala de 1 a 5, avalia a qualidade de instituições de ensino superior no Brasil. Parabéns a toda Equipe FPL pelo competente trabalho!

ALIANÇA ESTRATÉGICA FPL E FCTY

Uma grande oportunidade para capacitação profissional com priorização de mão de obra local.

ENADE 2015

Revista Gestão & Tecnologia

FACEBOOK FPL

Veja mais +

NOVO TÍTULO E TRANSFERÊNCIA EXTERNA

Confira os documentos exigidos para obtenção de novo título e transferência externa. Dúvidas: 31 3686.1461 ou secretaria@fpl.edu.br

SÉRIE DE REPORTAGENS COMPETÊNCIA

Reportagens especiais que mostram cases de sucesso de alunos e ex-alunos da Fundação Pedro Leopoldo. Eles aplicaram os ensinamentos para garantir sucesso profissional. Clique aqui e confira!

CANAL DO VESTIBULAR

Comissão Permanente do Vestibular:

  • Informações com a Assessoria de Comunicação e Relações com o Mercado: fpl@fpl.edu.br ou (31) 3686-1461.
TOPO