FPL • ACESSO ALUNO AO SISTEMA AULA

FPL • ACESSO PROFESSOR AO SISTEMA AULA

MESTRADO PROFISSIONAL
EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINAS ISOLADAS

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 2º SEM DE 2015

FPL: a força da COMPETÊNCIA

PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE

A Pós-doutora em Administração pela Macquarie University (Austrália) participou do Congresso Egos 2015 “Organizations and the Examined Life: Reason, Reflexivity and Responsibilitity”, realizado em Atenas, na Grécia, no início de julho.

A Professora do Mestrado Profissional em Administração apresentou o trabalho produzido em co-autoria com o Professor Richard Badham, da Macquarie University, “From thin to thick view – introducing the 5M framework of managing to change”. O trabalho teve também a participação de Selmara Raquel Gomes Sales (FPL) e Betânia Tanure (PUC Minas).

Possibilidades de salário de até R$ 30 mil. Diversificados segmentos para atuação: privado, público e terceiro setor, além da oportunidade de empreender o próprio negócio com diversificadas atuações.

Embora estejamos em um cenário de retração econômica, a Área Contábil apresenta expectativas promissoras para os profissionais que souberem adaptar-se para aproveitá-las. Para conversar sobre essas múltiplas oportunidades, a FPL reuniu contabilistas da região, na noite de quinta-feira, 23 de julho, no Auditório do Hotel Tupyguá, no centro de Pedro Leopoldo.

O Professor Me. Milton Santos, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FPL, mediou o debate apresentando “as oportunidades profissionais para o Contabilista no atual cenário brasileiro”.

Apesar de promissora, a Área Contábil exige mudanças na atuação dos profissionais. Um novo perfil passa a ser requisitado, com habilidades de gestão, liderança e visão holística do negócio.

De acordo com o Professor Milton Santos, o contabilista precisa sair posição de executor de tarefas operacionais para um decisivo auxiliar nas tomadas de decisões da alta direção nas empresas.

Com perfil analítico, o contabilista reúne números, compara índices, tira conclusões e apresenta aos acionistas ou diretores para que sejam traçadas novas direções nas organizações. “Com essa visão holística do negócio, nós somos sempre chamados para apresentar novas possibilidades, especialmente em um momento de crise econômica”, observa.

Independente do setor, as organizações buscam contabilistas proativos e bem informados. “Novas legislações são periodicamente publicadas e precisamos adequar as empresas às novas realidades determinadas pelo Governo”, comenta.

O contabilista tem oportunidade de desempenhar suas funções com boas remunerações em diferentes setores da economia. “Nós somos os profissionais que mais têm chance de sermos aprovados em concursos. No terceiro setor, são várias entidades sem fins lucrativos que precisam se profissionalizar na área contábil. Já na iniciativa privada, são mais de 17 milhões de empresas com a possibilidade de atuação ou prestação de serviços”, detalha.

Também participaram da conversa com os contabilistas da região, os professores do Curso de Ciências Contábeis, Me. Alcir Rodrigues e Me. Waldemar Gabrich. O Diretor Geral da FPL, Carlos Alberto Portela, observa que a Instituição estreitará ainda mais os laços com a Área através da realização de frequentes eventos direcionados para o segmento.

Professor Francis Cotta, do Curso de Direito, defendeu, em 17 de julho, sua tese de pós-doutorado em Psicologia intitulada “Entre ressentimentos sociais e ações dialógicas e comunicativas: olhares sobre as Jornadas de Junho (Brasil – 2013)”, na Universidade John F. Kennedy (Argentina). A tese recebeu nota máxima e destaque pela qualidade do texto, que foi avaliada pela banca composta pelos professores Dr. Oscar Oro, Mabel Levato e José Speroni.

Em sua quinta edição, o Evento reuniu gestores de RHs da região para conversar sobre desafios e oportunidades da Área.

Intercâmbio de experiências, novas possibilidades e novos conceitos foram propostos na manhã de terça-feira, 21 de julho, no Kero Mais Buffet e Eventos, durante o Café de Negócios.

Na quinta edição do Evento promovido pela FPL, o foco da conversa foi “Gestão de Pessoas: desafios e oportunidades”, mediada pela Professora Dra. Vera L. Cançado Lima, do Mestrado Profissional em Administração, que é pós-doutora (Macquarie University, Sidney, Austrália), doutora (UFMG) e mestre em Administração (UFMG), graduada em Psicologia (PUC Minas), consultora organizacional na Betânia Tanure Associados e atua em projetos de transformação organizacional em grandes empresas.

As áreas de Recursos Humanos têm, diariamente, o desafio de conciliar os vários interesses dos stakeholders. Para conseguir fluidez nessa tarefa, a Professora Vera Cançado apresentou aos gestores a Teoria dos Múltiplos Papéis do RH.

Frente às transformações e mudanças organizacionais, o RH pode ser tornar-se um grande aliado para a conquista de êxito nos novos direcionamentos propostos pela Alta Direção. Engajar os gestores de linha nas estratégias organizacionais é um fator decisivo para mobilizar os colaboradores na execução de metas.

Confira mais fotos em nossa Fanpage: facebook.com/fundacaopl.

O Curso de Administração promoverá o I Torneio de Xadrez da FPL. A iniciativa do aluno Paulo Roberto Brasileiro apoiada pelos professores Samuel Freitas, Aloísio Constantino e Reginaldo Lima (Coordenador do Curso) pretende incentivar os estudantes a desenvolver competências e habilidades ligadas ao jogo de xadrez, como visão de ambiente, estratégia, inteligência emocional, tomada de decisão e autocontrole, que são imprescindíveis para a carreira.

As inscrições já estão abertas aqui, em nosso Site. Os pré-requisitos para participar do Torneio são: saber jogar xadrez clássico e integrar a Comunidade Acadêmica (ser aluno, professor ou funcionário). As inscrições serão encerradas em 31 de julho. O regulamento também pode ser conferido aqui.

As partidas acontecerão nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, na Biblioteca. A final será disputada em 2 de setembro e a premiação para os três primeiros colocados será feita na Semana de Administração.

Dúvidas poderão ser esclarecidas com Paulo Roberto Brasileiro pelos contatos: paulorobertobrasileiro@gmail.com ou (31) 9989-6978.

Placa que homenageia Professor Arnaldo Carneiro Vianna, que é destaque na educação mineira, foi descerrada nesta semana.

A FPL e o Projeto Terras Fidalgo inauguraram, na tarde de segunda-feira, 22 de junho, a placa que nomeia a Instituição. O campus passa a ser denominado Professor Arnaldo Carneiro Vianna. A solenidade contou com a presença da Comunidade Acadêmica e também de Milton Vianna Dias, sua esposa Eliane e Eder Campos, da MVD Empreendimentos, empresa que abriga o Projeto Terras Fidalgo, onde está instalada a Instituição.

Referência na área de Educação no Estado, o Professor Arnaldo Carneiro Vianna foi fundador do conceituado Ginásio São José, na cidade mineira de Ubá, onde nasceu. Ele também atuou como professor e gestor em várias instituições de ensino, além de cargos no Executivo do Estado de Minas Gerais. Foi um ferrenho defensor da Educação como instrumento de desenvolvimento do País.

Mestre dedicado e competente, o Professor Arnaldo Carneiro Vianna teve uma reconhecida carreira na área de Educação e deixou a função pública ao atingir a idade limite de 70 anos, de acordo com a lei. Lecionou para várias gerações e teve alunos que notabilizaram em diversos setores, como o ex-senador Artur Bernardes Filho e o compositor Ari Barroso.

O Professor Arnaldo Carneiro Vianna é avô materno de Milton Vianna Dias, empreendedor do Projeto Terras Fidalgo e fundador do Grupo Precon.

Renovação de Matrícula 2º SEM 2015

Clique no botão abaixo e veja todas as informações necessárias para a renovação de sua matrícula.

Clique aqui

ENADE 2015



Veja mais +

NOVO TÍTULO E TRANSFERÊNCIA EXTERNA

Confira os documentos exigidos para obtenção de novo título e transferência externa. Dúvidas: 31 3686.1461 ou secretaria@fpl.edu.br

SÉRIE DE REPORTAGENS COMPETÊNCIA

Reportagens especiais que mostram cases de sucesso de alunos e ex-alunos da Fundação Pedro Leopoldo. Eles aplicaram os ensinamentos para garantir sucesso profissional. Clique aqui e confira!

CANAL DO VESTIBULAR

Comissão Permanente do Vestibular:

  • Informações com a Assessoria de Comunicação e Relações com o Mercado: fpl@fpl.edu.br ou (31) 3686-1461.
TOPO