FPL • ACESSO ALUNO AO SISTEMA AULA

FPL • ACESSO PROFESSOR AO SISTEMA AULA

FPL: a força da COMPETÊNCIA

PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE

Gabarito 1º SEM
Processo Seletivo 2015

A FPL realizou, na tarde de sábado, 22 de novembro, seu Vestibular (foto). Os candidatos aos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Logística fizeram provas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Redação. O resultado será divulgado a partir de 10h de quarta-feira, 26 de novembro, em nosso Site.

Na tarde de sexta-feira, 21 de novembro, os candidatos ao Processo Seletivo da Escola Sebrae, mantida pela FPL, participaram da primeira etapa. Já no domingo, 23 de novembro, foi realizada a primeira fase da Seleção para ingresso no Mestrado Profissional em Administração.

Dúvidas sobre nossos processos seletivos? Converse conosco: fpl@fpl.br Assessoria de Comunicação e Relações com o Mercado.

Os alunos do 4° período de Administração visitaram, na manhã do dia 1° de novembro, o Lar para Idosos São Judas Tadeu, em Matozinhos. Em uma ação solidária motivada em sala de aula, os estudantes doaram 800 fraldas geriátricas, 50 litros de leite, 150 quilos de feijão, 15 quilos de arroz, 15 quilos de carne, variados legumes e ainda dois aparelhos para aferição de pressão arterial.

A iniciativa da ação nasceu na disciplina “Responsabilidade Social”, ministrada pela Professora Shirley Jorge. “A Coordenação do Lar de Idosos agradeceu imensamente pelas doações. Os resultados foram gratificantes, especialmente para cada um de nós. Levamos novas experiências conosco”, observam os alunos.

A mídia regional noticiou a ação. Confira a matéria no Portal Mix Notícia: http://goo.gl/W01Naw

Gabarito de
Administração
Gabarito de
Contábeis
Gabarito de
Direito
Gabarito de
Logística

O conceito “live, work and play” integrará a vida das pessoas que residem no Vetor Norte de Belo Horizonte. As novas perspectivas para a Região são promissoras e desencadearão uma nova rotina, na qual poderemos viver, trabalhar e nos divertir sem precisar nos deslocarmos para a capital mineira ou as megacidades do Brasil.

Regiane Santos, jornalista, mestranda em Administração e assessora de Comunicação da Fundação Pedro Leopoldo (FPL) apresentou a potencial realidade da Região aos alunos do Curso de Logística da Instituição, na manhã de sábado, 25 de outubro.

Ela destacou a necessidade de profissionalização e aperfeiçoamento contínuo diante das promissoras oportunidades que despontam na Região, especialmente em Logística. Regiane também apresentou aos estudantes do Curso novas perspectivas de negócios em Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Vespasiano, Matozinhos, Confins e Jaboticatubas, que certamente desencadearão significativas mudanças políticas, econômicas e também na rotina de todos os cidadãos do Vetor Norte.

Alunos de Logística conheceram pouco mais sobre novas possibilidades de atuação profissional no Vetor Norte.

A FPL lançou o MBA Logística e Transporte Rodoviário de Carga em aliança estratégica com o SETCEMG (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Minas Gerais). As inscrições serão feitas aqui, em nosso Site. Detalhes sobre o Curso estão disponíveis neste link: http://migre.me/mvsBe.

O MBA Logística e Transportes de Cargas (TRC) será coordenado pelo Professor Walter Cerqueira. No ano passado, em permanente contato com profissionais do SETCEMG e as empresas associadas, ele recebeu a demanda para a criação dessa especialização e, na época, articulou, com a Coordenação do Curso de Logística, a criação desse Curso na FPL.

Portanto, FPL e SETCEMG propõem o MBA em Logística e TRC com o objetivo de propiciar aos participantes uma pós-graduação lato sensu com sólida base conceitual que permitirá a transferência imediata dos conhecimentos adquiridos nas aulas para o dia a dia das empresas.

Com ênfase em Gestão, Operação e Regulação, esse inédito programa conjuga teoria e prática com forte incentivo para o desenvolvimento de estudos aplicados a situações experimentadas pelos alunos ou propostas por empresas convidadas.

O novo projeto é direcionado a profissionais com formação superior que atuam ou pretendem atuar na área de Logística e Transporte Rodoviário de Cargas possui vasto campo de atuação, absorvendo profissionais das mais diversas áreas e envolvimento conhecimentos de engenharia, operação, gestão, sustentabilidade e direito.

O MBA Logística e Transporte de Cargas terá carga horária de 380 horas, iniciará suas aulas entre fevereiro e março do ano de 2015 e as aulas serão ministradas na sede do SETCEMG, em Belo Horizonte (Antônio Abrahão Caran, 728, São José).

Serão 14 encontros de imersão de 27 horas, divididas em 3 dias e que acontecerão aproximadamente a cada 45 dias. Isso facilitará o planejamento da agenda dos participantes e evitará saídas semanais da empresa e de suas rotinas.

Dúvidas e informações: Assessoria de Comunicação e Relações com o Mercado: fpl@fpl.edu.br.

Instituição promove diversificadas atividades para ampliar o conhecimento dos alunos e comemorar os 10 anos do Curso. O Evento tem apoio da OAB/MG – 40ª Subseção.

O Curso de Direito promove, de 3 a 8 de novembro, a Semana Jurídica 2014. Palestras, minicursos e simulações de vivências da Área serão realizadas com enfoque no tema “Direito Individual e Coletivo”.

Na noite de segunda-feira, 3, no Auditório do Sinticomex (Rua São Sebastião, 147, Centro), de 19h às 21h, as palestras “Lei Maria da Penha: teoria e prática judiciária” e “Tutela penal dos direitos difusos” ministradas, respectivamente, pela Professora Evangelina Castilho Duarte e pelo Professor Tarcísio Chaves de Mendonça, ex-docentes da FPL, abrirão o Evento.

Ex-alunos do Curso realizarão, na noite de terça-feira, 4, variados minicursos na sede da Instituição, como “Direito Civil e Processo Civil: teoria e prática”, “Procedimentos do Tribunal do Júri: teoria e prática na defesa técnica” e “Marketing pessoal e profissional”.

O Exame Geral de Direito será feito por todos os alunos do Curso na noite de quarta-feira, 5, na FPL. Já na noite de quinta-feira, 6, no Auditório do Sinticomex, a Semana Jurídica contará com a “Sessão Simulada da Corte Interamericana de Direitos Humanos”. A atividade interinstitucional desenvolvida entre o Curso de Direito da FPL e do Curso de Direito do Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm) será coordenada pelos professores Carlos Eduardo Araújo (Unifemm) e Gabriela Maciel Lamounier (FPL).

Na sexta-feira, 7, às 19h, o Professor José Alfredo de Oliveira Baracho Júnior ministrará a aula magna “Ativismo judicial e a judicialização da saúde”. José Baracho é docente na PUC-Minas, advogado, conselheiro seccional da OAB/MG e consultor do Ministério da Educação (MEC).

O Júri Simulado, coordenado pelo Professor André de Abreu, encerrará a Semana Jurídica, na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, na manhã de sábado, 8. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. É necessária a inscrição somente para participar dos minicursos da noite de terça-feira. Elas já podem ser feitas aqui, no Site da FPL.

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) premiou, na sexta-feira, 17 de outubro, no Auditório da Reitoria, as ex-alunas do Mestrado Profissional em Administração da FPL, Magda Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastos, Fátima Aparecida de Carvalho e Carmelita Angélica Guimarães.

As dissertações produzidas por elas foram congratuladas com relevância acadêmica na IV Jornada de Produção de Conhecimento, evento anual organizado por vários setores da UFMG, que conta com a participação de toda a comunidade acadêmica em diversas atividades, proporcionando momentos de reflexão e de trocas de conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento do saber científico. A premiação integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, nesta edição, teve como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

As ex-alunas Magda Auxiliadora, Fátima Carvalho e Carmelita Guimarães foram orientadas, respectivamente, para a produção dos estudos pelas professoras Dra. Amyra Sarsur, Dra. Ester Jeunon e Dra. Vera Cançado. Os títulos dos trabalhos agraciados foram: “Liderança e Gênero: um estudo de caso na Universidade Federal de Minas Gerais”, “Motivação para o trabalho e comprometimento organizacional: um estudo com servidores técnico-administrativos da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais” e “Desvelando conseqüência do assédio moral: a voz do assediado”.

A FPL parabeniza as ex-alunas, as professoras e ao Mestrado Profissional em Administração pela conquista!

A FPL realiza, de 22 a 25 de outubro, a Semana da Administração. O Evento que comemorará os 20 anos do Curso terá como foco os horizontes profissionais do Administrador e contará com diversificadas atividades interdisciplinares.

“Horizontes profissionais do Administrador: fatores críticos de competência ou de ética” será o tema da palestra ministrada na noite de quarta-feira, 22, no Auditório do Sinticomex, no centro de Pedro Leopoldo, por Célia Maria Corrêa Pereira. Ela é administradora, conselheira e representante do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG).

Ainda na noite de quarta-feira, a abertura do Evento contará com a apresentação cultural de Ana Carolina Malaquias, regente da centenária Corporação Cachoeira Grade e saxofonista do Quarteto de Saxofones Lund. Também haverá a premiação do IX Torneio de Futsal Masculino, coordenado pelo Professor Jhon Harley Madureira Marques.

As duas décadas do Curso de Administração serão registradas com homenagens as pessoas que contribuíram significativamente para a construção, execução e permanência desse êxitoso projeto que há 20 anos contribui valorosamente para a Região.

Nas noites de quinta e sexta-feira, às 19h30, serão ministrados na FPL minicursos sobre variados temas, como “Gestão Eficiente com ERP SPA Bussiness One”, “Administração de Empresas de Alta Tecnologia”, “Técnicas para falar em público”, “Instrumentos para incentivo à inovação empresarial” e “Excel aplicado à gestão”. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.

Para encerrar a Semana da Administração, alunos e professores visitam o Laiite (Lar para Idosos Irmã Tereza), na manhã de sábado, 25 de outubro, quando entregarão donativos arrecadados junto à Comunidade Acadêmica na abertura do Evento.

Apoio:

Solidariedade foi o foco da manhã de terça-feira, 21 de outubro, na FPL. A Instituição entregou a 15 entidades filantrópicas da Região, após um Café Solidário, 2,3 toneladas de alimentos arrecadadas junto a Comunidade Acadêmica em função do Dia da Solidariedade.

As ONGs que foram beneficiadas com quantidades igualitárias de alimentos (160 quilos para cada uma delas) são: Fundação José Hilário de Souza (Pedro Leopoldo), LAIITE – Lar de Idosos Irmã Santa Tereza (Pedro Leopoldo), SSVP (Sociedade São Vicente de Paulo) “Central” (Lagoa Santa), SSVP São José da Lapa, SSVP Vespasiano, SSVP Confins, SSVP Pedro Leopoldo, Lar de Idosos Nossa Senhora Auxiliadora (Vespasiano), Grupo Espírita Chiquinha Carvalho (Pedro Leopoldo), Centro Espírita Beneficente Bezerra de Menezes (Pedro Leopoldo), Centro Espírita Luiz Gonzaga (Pedro Leopoldo), Grupo Espírita Pai Guiné (Pedro Leopoldo), Lar para Idosos São Judas Tadeu (Matozinhos), Grupo Espírita Scheilla (Pedro Leopoldo) e Associação Geração Resgate (Pedro Leopoldo).

O Diretor Geral, Carlos Alberto Portela, destaca a importância dessa iniciativa na Instituição. “Essa atitude de doar alimentos reforça o comportamento atitudinal de nossos alunos, professores e funcionários, que tornam-se ainda mais conscientes da importância de ajudar o próximo, despertando a solidariedade individual para futuras contribuições em atividades semelhantes, criando, assim, uma corrente virtuosa do bem”, acredita.

A Diretoria do Grupo Espírita Pai Guiné agradeceu a doação recebida lembrando que os alimentos contribuirão para a campanha “Ajude-nos a ajudar” realizada pela entidade. “Expressamos nossa gratidão por abraçarem conosco esta importante causa. Gesto de grandeza como este é que nos dá força e ânimo para continuarmos o atendimento e o auxílio às famílias que fazem parte dos nossos projetos”, afirma.

O Grupo Chiquinho Carvalho lembra que os donativos entregues pela FPL beneficiarão famílias carente neste final de ano. “Externamos votos de agradecimento pelo gesto de amor e caridade manifestados através das doações que nos foram concedidas, doações estas que, certamente, irão enriquecer o natal de famílias assistidas pelo nosso Grupo”, comenta a Coordenadora do Departamento de Assistência Social, Luciana Regina de Souza Moura.

Uma única característica define com assertividade a missão que o consórcio BH Airport assumiu desde agosto: árdua. Isso porque administrar o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, o Aeroporto de Confins, localizado em cidade homônima da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), não é uma tarefa fácil. Nos próximos 10 anos, o BH Airport vai investir R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 500 milhões até abril de 2016, quando está prevista a conclusão das obras do novo terminal com 14 novas pontes de embarque.

O diretor-presidente do consórcio, Paulo Rangel, participou durante a manhã de ontem de um Café de Negócios realizado pela Fundação Pedro Leopoldo (FPL). Na ocasião, ele abordou os novos grandes projetos para Confins, além de outras iniciativas como a construção de um hotel, do aeroporto-indústria e outras maneiras de atrair investimentos e promover o desenvolvimento local.

A concessão tem duração de 30 anos e o seu principal objetivo, segundo Rangel, é transformar o aeroporto em um hub nacional e internacional, conectando a capital mineira com o restante do mundo. No momento, cerca de 10 milhões de passageiros passam anualmente por Confins e a expectativa é que este número salte para 22 milhões até 2023.

Para conseguir comportar esse fluxo, o BH Airport também investe na construção de uma nova pista, que deve ser concluída no máximo até 2020. Entretanto, Rangel salientou que ela pode ser finalizada antes do esperado. Atualmente, Confins tem 102 mil decolagens por ano e a nova pista deverá ser entregue antes que o número alcance 198 mil, o que pode acontecer antes de 2020. Por isso, os projetos começam a ser desenvolvidos entre o fim de 2016 e início de 2017.

"Com isso, se houver necessidade vamos ser capazes de implantar a nova pista antes do previsto. O aeroporto conta com uma única pista e este é um grande limitador, pois assim é inviável ampliar a quantidade de pousos e decolagens, sobretudo nos horários de pico", lamenta. Rangel ainda adiantou que o Plano de Melhoria de Infraestrutura (PMI) para os próximos dez anos já foi entregue à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele inclui esses dois grandes projetos, além de outras intervenções de menor porte.

Desafio - Um dos maiores desafios do BH Airport neste momento são as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros já existente. Até agora, apenas 51% das intervenções - que deveriam ter sido finalizadas antes da Copa do Mundo - foram entregues. Além disso, o consórcio Maquise Nomatel declarou no início deste mês que não tem a intenção de renovar o contrato, vigente até novembro, em função de "acentuado desequilíbrio econômico-financeiro contratual".

Rangel frisou que, embora as obras sejam de responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a situação está sendo avaliada em conjunto com o BH Airport. "Estamos discutindo com a Anac o que será feito, pois isso interfere diretamente nas obras que nós devemos executar. Existe, inclusive, a possibilidade de assumirmos as obras, mas com algum reequilíbrio no contrato, pois o custo será superior a R$ 150 milhões",afirmou.

Construção de hotel já está liberada

O diretor-presidente do consórcio BH Airport, Paulo Rangel, declarou que, de todo o faturamento gerado pelo aeroporto de Confins, 70% são receitas aeroportuárias e outros 30% da área comercial, o que inclui o aluguel de espaços para diferentes segmentos, gerando oportunidades de investimento para o empresariado. Entre os empreendimentos já confirmados está a construção de um hotel dentro da área do aeroporto, que será de responsabilidade da GPJ Administradora de Hotéis, com sede em Porto Alegre.

"Houve uma série de exigências da Prefeitura de Lagoa Santa e, por isso, o projeto foi aprovado há pouco tempo e em breve deve começar a ser implantado. Pretendemos desenvolver mais a área comercial e as possibilidades são inúmeras, basta olhar o que já é realidade nos grandes aeroportos internacionais, verdadeiras cidades. Confins tem um potencial muito grande e o nosso papel é fazer com que as coisas aconteçam", salientou.

Outra opção para atrair novos investimentos é a construção do aeroporto-indústria, uma bandeira bastante defendida pelo governo de Minas. Rangel, porém, frisou que não será fácil tirar a ideia do papel, uma vez que é necessária a autorização da Receita Federal, por se tratar de uma área alfandegária. Conforme ele, três empresas já manifestaram interesse no projeto, que em breve terá novas ações divulgadas.

Fonte: jornal Diário do Comércio.
Fotos: Alysson Martins.

As alunas Isabela de Aquino Dias Duarte, Cristiane Viana Neto e Fabiana Viana Macedo receberam, do Professor Aloísio Vilaça, Coordenador de Integração Acadêmica, na noite de 1 de setembro, durante o intervalo das aulas, na FPL, a premiação por vencerem o concurso para escolha do slogan da Campanha Institucional Enade 2015.

Isabela de Aquino Dias Duarte ganhou, pelo primeiro lugar um tablet. Ela e também Cristiane Viana Neto e Fabiana Viana Macedo receberam bolsas de estudos para a Capacitação de Gerentes pelas três primeiras colocações.

O slogan da campanha institucional Enade 2015 será "Muito além do diploma. Valorize sua escolha, valorize você!"

Os alunos do Primeiro Ano da Escola Sebrae FPL realizaram, na semana passada, a Feira de Ciências. Eles apresentaram para os alunos do Segundo e Terceiro Ano e também professores variados temas que estão sendo estudados em sala de aula e interferem em nosso dia a dia, como alimentos transgênicos, suplementes alimentares e aterros sanitários.

Compreender a necessidade da autogestão da carreira, conhecer equipamentos primordiais para a execução de ações rotineiras e ainda descobrir as novidades da cadeia de suprimentos no e-commerce foram algumas das variadas atividades da Semana de Logística, realizada de 20 a 22 de agosto.

Promovida anualmente pela Fundação Pedro Leopoldo (FPL), a terceira edição do Evento intensificou a ligação entre alunos, professores e empresas. Na noite de quarta-feira, 20, a abertura da Semana de Logística foi realizada na Praça Chico Xavier (Praça da Prefeitura), na região central da cidade, para apresentar à comunidade caminhões e máquinas que fazem parte do dia a dia de um profissional de Logística. As empresas Fisk, Unistein, Robson Veículos e Transvante apresentaram a comunidade diferenciais de produtos ou serviços.

Na noite de quinta-feira, 21, na FPL, a professora Silmara Pereira ministrou a palestra “Auto gestão de carreira”, na qual ela ensinou aos alunos a necessidade de administrar a própria trajetória profissional. Nessa mesma noite, representantes da VL! falaram aos alunos sobre as portas de entrada na Empresa.





Logística como diferencial no e-commerce

Para apresentar os pontos-chave da cadeia de suprimento e traçar competitivas estratégias, Luiz Carlos de Faria Júnior ministrou a palestra “A Logística como diferencial no e-commerce”, na noite de sexta-feira, 22, na FPL.

Com 30 anos de experiência em Logística, o palestrante já atuou na Expresso Mirassol e JSL. Atualmente, ele está na Sagalog, em Guarulhos (SP). Para que um negócio seja bem-sucedido no e-commerce, os gestores precisam surpreender o cliente diminuindo, sistematicamente, o tempo estimado de entrega.

De degrau em degrau

O ex-aluno de Logística, Evandro Francisco Alves, contou, também na noite de sexta-feira, 22, na FPL, sobre seu crescimento profissional para os estudantes do Curso. Após ingressar no ensino superior, Evandro, que era caminhoneiro, iniciou a ascensão na carreira, na Cesa Logística. Ao obter novos conhecimentos, ele vislumbrou novas oportunidades, que foram conquistadas com empenho e determinação.

Dr. José Edson Lara (foto), Professor do Mestrado Profissional em Administração, ministrou o curso “Managing Technology Driven Projects” (Gestão de Projetos Orientados para a Tecnologia), na Bentley University, em Massachusetts (EUA), junto com docentes da Uninove (Universidade Nove de Julho) e também de outros países.

Ainda na Bentley University, Professor José Edson apresentou o trabalho científico “Sensory Analysis: Aplication to the Gastronomic Event Menu” (Análise Sensorial: Aplicação em um Evento Gastronômico). Esse estudo que integrou os “Tópicos Avançados em Gestão de Projetos” resultou de uma dissertação elaborada por Yandira Neto Custódio, que foi orientada pelo Professor José Edson. A dissertação teve também contribuições dos professores Dr. Ronaldo Lamounier Locatelli e Dra. Maria Celeste Reis Lobo Vasconcelos.

Essas atividades compõem o Programa de Internacionalização do Mestrado Profissional em Administração, realizado através de aliança estratégica com a Uninove. O mestre Carlos Ronan de Alvim Braga também participou das atividades em Bentley.

Estão sendo programadas vistas técnicas e acadêmicas a outras instituições internacionais, como Grenoble (França) e Frankfurt (Alemanha), que serão coordenadas pelo Professor José Edson Lara.

Docentes do Núcleo de Ensino Médio e Técnico – Escola Sebrae FPL assistem palestra para integram-se ainda mais as práticas pedagógicas direcionadas à Geração Z.

Conectividade, constantes mudanças e incertezas. Com a tônica na Sociedade do Conhecimento, a Professora Eliane Veloso, Consultora da Fundação l´hermitage, ministrou, na manhã do dia 6 de agosto, a palestra “Desafios da educação e posicionamento do professor no contexto atual”, para os docentes do Núcleo de Ensino Médio e Técnico – Escola Sebrae FPL, no Hotel Tupyguá.

A nova realidade marcada por velocidade, intangibilidade e conectividade desafia os educadores, que convivem com essas variáveis também presentes na Geração Z. Nascidos a partir de meados da década de 80, a Geração Z é caracterizada por zapear, ou seja, por fazer múltiplas tarefas simultaneamente, como assistir vídeos, conversar em chats e ainda usar o telefone.

Diante destes fatores, o papel dos educadores muda. “Precisamos oferecer elementos para que os adolescentes se conheçam, descubram o seu potencial e possam se inserir nesta Sociedade”, observa a Professora Eliane Veloso.

Na Sociedade do Conhecimento, praticamente, não há espaço para a mão de obra braçal. “Existe a necessidade de maior qualificação e aprendizado contínuo. Trabalho em equipe, capacidade de inovar e busca por soluções frente aos problemas são pré-requisitos fundamentais para exercer qualquer profissão”, explica.

Educação de qualidade também perpassa a investigação. “A aula não é mais lugar da novidade. Os jovens são hiperconectados. As informações estão em todos os lugares, o tempo todo, a um clique. Cabe a nós, professores, auxiliar e orientar o aluno a selecionar essa gama de informações e ajudá-los a transformar essas informações em conhecimento. A aula é um espaço para orientações e esclarecimento de dúvidas”, acredita.

Incentivar a prática de ações solidárias também deve fazer parte das lições ensinadas pelos professores aos adolescentes. “Essas atitudes fazem a diferença para a construção de um futuro sustentável”, lembra.

As professoras Sônia Rodrigues e Valéria Savoi, coordenadoras do Núcleo de Ensino Médio e Técnico - Escola Sebrae FPL, receberam, no dia 6 de agosto, Verislânia Regina de Albuquerque e Edelweiss Petruceli Carayon de Barros, do Sistema de FG (Formação Gerencial) Sebrae MG. Elas trocaram experiências sobre práticas de ensino para aprimoramento contínuo nas escolas do Sistema FG.

Luís Cláudio da Silva Chaves, presidente da OAB/MG, nomeou o Professor Regis André, Coordenador do Curso de Direito da Fundação Pedro Leopoldo (FPL), como presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG. O Professor Amauri Alves também integra essa Comissão.

Caso precisem fazer contato telefônico com a FPL, utilizem os seguintes números:
3686-1240, 3686-2261, 3686-0396 ou 3686-1136.

A nossa linha 3686-1461 está com problemas técnicos, mas já está sendo reparada.

Obrigada! Fundação Pedro Leopoldo.

Instituição articula o empresariado da Região para fomentar debates que impulsionarão o desenvolvimento econômico e sustentável do Vetor Norte.

A Fundação Pedro Leopoldo (FPL) realizou, na manhã desta quarta-feira, 30, a primeira edição do Café de Negócios Empresariais (foto).

O Evento promovido pela Instituição reuniu o empresariado regional para um debate sobre as novas oportunidades de negócios e a necessidade de aprimoramento contínuo, sobretudo em Logística.

Para mediar esse debate, a FPL convidou o Presidente do Fashion City Brasil, Gilson Brito Jr.; Jarbas Nassif, Presidente da AV Norte (Associação dos Desenvolvedores do Vetor Norte) e Richard Aldrin Fernandes Custódio, Gerente do Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Tancredo Neves e Coordenador de Facilitação e Atendimento ao Cliente da Infraero (foto).

Gilson Brito observa que a logística será a mola propulsora das operações do Fashion City Brasil. Com a previsão de término das obras para agosto do próximo ano, o maior shopping de moda atacadista da América Latina terá 560 lojas, nas quais circularão, 15 mil compradores mensalmente. “Para transportar essas mercadorias que serão vendidas e também para transportar essas pessoas que viajarão para comprar no Fashion City Brasil, será necessária uma logística arrojada, integrada por vários modais”, explica.

Para também proporcionar um panorama diferenciado sobre a Região, Richard Custódio, da Infraero, mensura que o Terminal de Cargas transporta, anualmente, R$ 10 bilhões em carga e tem 340 voos diários, que culmina com circulação média de 30 mil pessoas, com um expressivo potencial para expansão, especialmente com a instalação de novos empreendimentos no Vetor Norte. “Os olhares do Brasil e do mundo se voltarão para Minas Gerais e, em especial, para o Vetor Norte”, comenta Richard Custódio.

Prezando pela sustentabilidade, o Presidente da AV Norte, Jarbas Nassif, lembrou sobre a necessidade da reflexão sobre o desenvolvimento econômico atrelado à qualidade de vida.

Mão de obra qualificada

Com as gradativas mudanças da Região, faz-se imprescindível a mão de obra. “Com o processo da concessão do Aeroporto precisaremos de mais de duas centenas de novos profissionais. Estas pessoas, que serão contratadas, precisarão ser qualificadas para atuar nestes postos de trabalho, especialmente em Logística”, frisa Richard Custódio.

Os professores do Curso de Logística, Emmerson Brito e Roney Rajão observam que os conhecimentos nesta área podem fazer a diferença em todas as organizações. “Com um investimento mínimo, conseguimos resultados fantásticos. Um de nossos alunos economizou mais de 300 mil com a organização de estoques”, destacam.

Articulação com o empresariado da Região

O Diretor Geral da FPL, Carlos Alberto Portela, lembra que a Instituição articulará novos encontros com os empresários e gestores da Região para conversar sobre outros variados temas visando o aprimoramento contínuo para a promoção do desenvolvimento sustentável no Vetor Norte.

Aliança estratégica pretende diplomar 500 gerentes de vendas que também poderão atuar no maior shopping de atacado de moda da América Latina.

A Fundação Pedro Leopoldo (FPL) e o Fashion City Brasil (FCTY) abriram as inscrições para a Capacitação de Gerentes. Com duração de 44h/a, o novo Curso será ministrado na sede da FPL, com aulas presenciais que prepararão o candidato para coordenar equipes, compreender o comportamento do consumidor, relacionar-se com o cliente, definir metas, contabilizar custos fixos e variáveis, mensurar indicadores financeiros, além de outros conceitos essenciais para o desempenho potencializado de um gestor.

As inscrições já estão sendo feitas aqui, no Site da FPL. O candidato pode escolher entre duas opções para ingressar na Capacitação de Gerentes: aulas de segundas à quinta-feira à noite, de 18h30 às 22h30 OU sexta-feira à noite, de 18h30 às 22h30 e sábados de 8h às 17h. Os pré-requisitos para ingressar nesta Capacitação são: ter mais de 18 anos, preferencialmente ensino médio completo e experiência em vendas. As primeiras turmas do Curso iniciarão em agosto.

Existe a possibilidade de contratação pelo FCTY?

Sim, porém o processo de seleção é feito pelos lojistas. O FCTY disponibilizará o cadastro de todos os participantes para auxiliá-los nisso. Estima-se que a média salarial de gerentes será de R$ 3 mil para trabalhar de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h.

CAPACITAÇÃO DE VENDEDORES

Permanecem abertas também aqui, no Site da FPL, as inscrições para a Capacitação de Vendedores. A meta da aliança estratégica é capacitar 1,5 mil vendedores até o final deste ano. Já foram diplomados mais de 300 alunos neste primeiro semestre.

Dúvidas? Assessoria de Comunicação e Relações com o Mercado: fpl@fpl.edu.br ou (31) 3686-1461

Caro(a) aluno(a),

Em nosso constante processo de formação, muitos aspectos estão sendo apresentados como fundamentais, dentre eles, a postura profissional. Compartilhamos com você o texto publicado no jornal Estado de Minas que apresenta o assunto com exemplos e sugestões que, certamente, podem contribuir com a necessária e fundamental qualificação profissional.

Boa leitura!

Carlos Alberto Portela da Silva
Diretor da Fundação Pedro Leopoldo

Texto 01 Texto 02

Aliança estratégica diploma mais de uma centena de alunos para excelência no atendimento. Até o final do ano, serão diplomados mil vendedores. Novas turmas iniciarão em maio.

O papel do vendedor no mercado, a percepção de valor para o cliente, principais perfis de consumidores, negociação e vendas adicionais são alguns dos conceitos aprendidos na Capacitação de Vendedores. Realizado através de aliança estratégica entre a Fundação Pedro Leopoldo (FPL) e o Fashion City Brasil (FCTY), o Curso diplomou, na primeira quinzena de abril, as suas primeiras turmas.

Com duração de 16h, a Capacitação de Vendedores habilita os alunos a diferenciarem-se no competitivo mercado de trabalho e também a desempenharem essa função no maior shopping atacadista da América Latina.

Para o Diretor Geral da FPL, Carlos Alberto Portela da Silva, e a Coordenadora do Núcleo de Educação Corporativa, Adriana Rocha de Cerqueira, essa aliança estratégica já materializa um expressivo impacto positivo na Região. “As avaliações feitas pelos aproximadamente 100 alunos das três primeiras turmas do Curso comprovam que a estratégia de preparar mais de mil vendedores, ao longo deste ano, está sendo totalmente exitosa. Um empreendimento da magnitude do FCTY não poderia prescindir de uma iniciativa como essa. Nossa equipe tem dedicado total atenção ao Projeto, monitorando e analisando, permanentemente, o andamento das turmas e, sempre que necessário, promovendo os aprimoramentos que garantem o elevado nível de qualidade do Curso”, detalham.

EXISTE A POSSIBILIDADE DE CONTRATAÇÃO PELO FCTY?

Sim, porém o processo de seleção é feito pelos lojistas. Estima-se que a média salarial de vendedores será de R$ 1,5 mil para trabalhar de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h.

Informações? Assessoria de Comunicação e Relações com o Mercado da FPL: fpl@fpl.edu.br ou (31) 3686-1461.

A FPL conquistou NOTA 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). O resultado foi divulgado na tarde de terça-feira, 3 de dezembro, pelo MEC (Ministério da Educação). Criado em 2008 pelo Governo Federal, o IGC, que varia em uma escala de 1 a 5, avalia a qualidade de instituições de ensino superior no Brasil. Parabéns a toda Equipe FPL pelo competente trabalho!

ALIANÇA ESTRATÉGICA FPL E FCTY

Uma grande oportunidade para capacitação profissional com priorização de mão de obra local.

ENADE 2015

Revista Gestão & Tecnologia

FACEBOOK FPL

Veja mais +

NOVO TÍTULO E TRANSFERÊNCIA EXTERNA

Confira os documentos exigidos para obtenção de novo título e transferência externa. Dúvidas: 31 3686.1461 ou secretaria@fpl.edu.br

SÉRIE DE REPORTAGENS COMPETÊNCIA

Reportagens especiais que mostram cases de sucesso de alunos e ex-alunos da Fundação Pedro Leopoldo. Eles aplicaram os ensinamentos para garantir sucesso profissional. Clique aqui e confira!

CANAL DO VESTIBULAR

Comissão Permanente do Vestibular:

  • Informações com a Assessoria de Comunicação e Relações com o Mercado: fpl@fpl.edu.br ou (31) 3686-1461.
TOPO