FPL • ACESSO ALUNO AO SISTEMA AULA

FPL • ACESSO PROFESSOR AO SISTEMA AULA

Mestrado • Corpo Docente

Corpo docente permanente:

Domingos Antônio Giroletti

  • Graduado e Licenciado em Filosofia e Estudos Sociais (1970) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974). Doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (1987). Pós doutorado em Relações Internacionais pela The London School of Economics and Politcal Scienice. (1993-1995 ). Atualmente, é professor titular do MPA/ Fundação Pedro Leopoldo. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação Grupo de Pesquisa Interdisciplinar - FAPEMIG . Apresentador do Programa televisivo - Interconexão Brasil - BH News - Canal 9 da NET e canal 29. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Empresarial, Competitividade, Responsabilidade Social, Terceiro Setor, Cultura Organizacional e Educação.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7156760715094653

Eloísa Helena Rodrigues Guimarães

  • Graduada em Letras, com Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Professora de Língua Portuguesa, com trajetória no Ensino Fundamental e no Ensino Superior. É professora titular da Fundação Pedro Leopoldo, atuando em cursos de licenciatura, da área de ciências exatas e gerenciais, pós-graduação e mestrado. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Linguística Aplicada. Na área da Educação, atua em cursos de formação continuada de professores, discutindo temas ligados à aquisição e ao desenvolvimento da língua escrita e ao ensino de Língua Portuguesa. No mestrado Profissional em Administração, atua na linha de pesquisa Ensino e pesquisa em Administração e ministra as disciplinas Metodologia do Ensino Superior e Redação Acadêmica.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/6045354789038576

Ester Eliane Jeunon

  • Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas da Fundação Mineira e Educação - FUMEC (1984), mestrado em Administração pela FACE/Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília - UNB (200). Atualmente é professor da Fundação Pedro Leopoldo e professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, comportamento econômico, valores e relação organizações (privadas, públicas e não governamentais) e mercado.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/1416021208462821

José Antônio de Sousa Neto

  • Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Ferderal de Minas Gerais (1984), MBA em International Banking and Finance (1992) e doutorado em Accounting and Finance - PhD - The University of Birmingham (2001). É professor e pesquisador da Fundação Pedro Leopoldo. Foi Coordenador de Parcerias (RDI) da Fundação Dom Cabral onde atualmente é professor associado. Atua em áreas relacionadas ao desenvolvimento e profissionalização de empresas familiares e em áreas relacionadas ao desenvolvimento de negócios e finanças, entre elas: Finanças corporativas, gestão de valor, desenvolvimento e financiamento de projetos, opções reais e governança corporativa.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7920760217625963

José Edson Lara

  • Possui Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (1977), Mestrado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP (1986), com área de concentração em Marketing (Negócios Internacionais) e Doutorado em Administração - Universitat Autònoma de Barcelona (1993) com Tese na área de Consultoria em Estratégia Corporativa. É professor aposentado como Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou mais de setenta artigos em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais. Publicou seis capítulos de livros e quatro manuais. Orientou seis Doutores e orienta outros dois. Orientou cinquenta e cinco Mestres e orienta cinco. Participou em mais de cento e setenta bancas de Doutorado, Mestrado e cento e cinquenta e cinco de Especialização. Atuou como executivo na indústria farmacêutica, na indústria de alimentos e no serviço público (área fazendária), sempre em cargos de direção. Prestou serviços como Consultor Corporativo, nas áreas Estratégica e Estrutural, em diversas organizações, públicas e privadas. Ministrou cursos de MBA e de Mestrado em vinte e cinco instituições públicas e privadas. Tem sido conferencista em diversas instituições, nacionais e internacionais. É professor e orientador no curso de Mestrado das Faculdades Pedro Leopoldo. Tem atuado nas áreas de: Marketing, Negócios Internacionais, Estratégia Corporativa, Gestão de Produtos e Tecnologia. Atualmente é Assessor da Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais. É Sócio-Diretor da Future Consulting, empresa de Consultoria em Inteligência Competitiva e Estratégica.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/8334601935016625

Luiz Rodrigo Cunha Moura

  • Possui graduação em Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), especialização em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC MInas (1996), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atuou durante 17 anos na Prodabel tendo ocupado cargos de gerência de equipes técnicas, de projetos e analista de sistemas. Atualmente é professor colaborador do Mestrado em Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo. Atuou em nível de pós-graduação stricto sensu entre 2012 e 2018 no Centro Universitário UNA. Já lecionou em nível de pós-graduação lato sensu e em nível de graduação em diversas instituições, tais como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), PUC-Minas, Fundação João Pinheiro (FJP), Centro Universitário UniBH, entre outras. Orientou e co-orientou trabalhos em nível de doutorado, mestrado, especialização, iniciação científica e trabalho de conclusão de curso (TCC). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing de serviços, marcas, inovação, estratégia empresarial e sistemas de informação.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/6868654122743345

Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos

  • Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), mestrado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e pos doutorado no Center for Research in Innovation Management - CENTRIM, Universidade de Brighton, na Inglaterra (2007). Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão do Conhecimento e da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, gestão da inovação, gestão de competencias, aprendizagem organizacional e gestão educacional. Foi chefe de divisão e vice-superintendente do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, pertencente à CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear. Foi responsável pela gestão do Instituto Euvaldo Lodi da FIEMG, fortalecendo as parcerias entre Universidades e Empresas. É professora do corpo permanente, desde 2001, do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo onde coordena o Núcleo de Educação Stricto Sensu. É membro da Câmara de Assessoramento do Programa de Capacitação de Recursos Humanos PCRH, da FAPEMIG.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/3229877356519326

Reginaldo de Jesus Carvalho Lima

  • Doutorado em Administração pela UFMG. Membro do Núcleo interdisciplinar sobre gestão em organizações (não) empresariais (Nig.one/UFMG) e do Núcleo de Estudos em Ciência Tecnologia e Inovação - NCiTI. Professor e coordenador do curso de graduação em Administração da FPL e professor do Mestrado Profissional em Administração - MPA. Atuou em cursos de pós-graduação e graduação nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Temas de interesse: Recursos Humanos em Organizações, Inovação e Estratégia.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/4047528845184352

Ricardo Vinicíus Dias Jordão

  • O professor Ricardo Vinícius Dias Jordão possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-graduação em Controladoria e Finanças também pela UFMG. Tendo feito MBA em Gestão Empresarial, Mestrado em Administração Estratégica na Fundação Dom Cabral, Mestrado em Contabilidade e Controladoria na UFMG e o European PhD in Management Sciences com concentração em Accounting, Finance and Information Systems pelo Center for Advanced Studies in Management and Economics (UE) em associação com o Swiss Management Center, Switzerland. A experiência profissional acumulada é de mais de 18 anos em organizações públicas e privadas em cargos técnicos, consultivos, executivos e gerenciais. Atualmente, esteve exercendo atividades de Auditor e Consultor de Negócios nas áreas financeira, tributária e de controladoria; sendo professor do Mestrado Profissional em Administração da FPL e pesquisador da UFMG. Além disso, atuando também como professor associado da Fundação Dom Cabral e do IBMEC; tendo, ainda, ministrado cursos de graduação, pós-graduação, MBAs, tecnológicos e sequenciais nas maiores e melhores instituições de ensino do estado de Minas Gerais tais como PUC-Minas, UFOP e UFMG.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/2134181597172865

Roberta Muriel Cardoso

  • Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Administração, pela FPL Educacional e Doutora em em Educação pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é assessora, consultora e ministra cursos por todo o Brasil de Avaliação Institucional, Projeto Pedagógico de Curso e Gestão de Instituições de Ensino Superior. Tem vasta experiência na área de Gestão de Instituições de Ensino Superior e em desenvolvimento de projetos na área. É professora do Mestrado Profissional em administração da FPL e coordenadora adjunta das turmas especiais com ênfase em Organizações de Educação Superior. Trabalha em diversos processos/projetos no ensino superior como planos de desenvolvimento institucional, projetos pedagógicos, regimentos, avaliação institucional, hibridificação, transformação digital, dentre outros. É autora de dois livros na área: um sobre Plano de Desenvolvimento Institucional e o outro sobre Avaliação Institucional.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7633441258391785

Tarcísio Afonso

  • O Professor Tarcisio Afonso possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), Mestrado em Engenharia da Produção, com ênfase em Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), Mestrado em International Affairs - Ohio University (1978) e Doutorado em Administração - Ohio University (1985). Atualmente é coordenador e professor do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade de Tecnologia do Comércio CDLBH. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística e Estratégia Empresarial, atuando principalmente com os seguintes temas: Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos, Custos Logísticos e Metodologia de Pesquisa Quantitativa.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/8599882963587423

Wanderley Ramalho

  • Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), especialista em Engenharia Econômica pelo Instituto de Engenharia Econômica e Administração – INEA (1974), Especialista em Economia Regional pelo CEDEPLAR da Universidade Federal de Minas Gerais (1976), Mestre em International Affairs (major: economics; 1 stminor: industrial and systems engineering; 2 nd minor: political science). Center for International Studies – Ohio University – USA (1981). Doutor em Administração pelo CEPEAD da Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Foi Diretor, Diretor Adjunto e Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto de Pesquisas, Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais - IPEAD/UFMG. Tem experiência com métodos quantitativos aplicados à Economia, Administração e Finanças bem como com Metodologias de Pesquisa.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7484270729492678
TOPO