FPL • ACESSO ALUNO AO SISTEMA AULA

FPL • ACESSO PROFESSOR AO SISTEMA AULA

Mestrado • Interação com outras Instituições

A FPL tem nas parcerias uma importante estratégia para materialização de seu posicionamento como centro de excelência. Para isso o primeiro passo adotado foi instituir a busca e fortalecimento de parcerias como um dos seus seis princípios formalizados no Planejamento Estratégico da Instituição. A FPL, fazendo valer esse princípio, mantém parcerias no campo social, no campo educacional e no campo da inserção regional, atendendo a demandas sociais, organizacionais, profissionais e de fomento à pesquisa.

Entende-se que essas demandas estejam interligadas e podem ser trabalhadas de forma sinérgica. A primeira diz respeito às instituições localizadas na área de influência da instituição e visam produzir impactos sociais; a segunda diz respeito aos vetores responsáveis pelos impactos dessas demandas e a terceira, aos agentes profissionais promotores. O resultado tem sido a concretização e manutenção de parcerias importantes para a consecução das metas de melhoria contínua do Programa.

Demandas sociais

A solidariedade, entendida como o engajamento e o comprometimento do quadro docente e discente do MPA em atividades que resultem em benefícios coletivos, tem sido exercitada como prática pelo MPA dentro do Planejamento Estratégico da FPL. Ela prevê a realização de parcerias com instituições atuantes no entorno do Aeroporto e sob a área de influencia do MPA. Abrange as atividades voluntárias, focadas na responsabilidade social, como parcerias com a INFRAERO, além da integração com outros programas de pós-graduação brasileiros.

Exemplos de parceria no campo social são: parceria com a INFRAERO, o SESI/MG e quatro administrações municipais do entorno da FPL para viabilização do Projeto Minas de Sonhos que atende 120 adolescentes em situação de risco social. Esses adolescentes passam 4 horas diárias nas instalações da FPL, participando de atividades que vão desde a educação ambiental e para a cidadania, até atividades de desenvolvimento de competências para a inserção no mercado de trabalho.

O MPA participa deste programa oferecendo cursos de capacitação de professores da Educação Infantil. Outros programas e projetos sociais, em parceria com organizações da região são: Camargo Corrêa – Programa Infância Ideal e Holcim – Programa Holcim Comunidade.

Além disto, a FPL tem assento nos seguintes Conselhos:

  • Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Natural;
  • Conselho Municipal de Políticas Culturais;
  • Conselho Municipal do Meio Ambiente;
  • Conselho Municipal de Segurança.

Demandas profissionais

No Campo educacional e atendendo a demandas profissionais, cita-se como exemplo a parceria com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEP) para oferta de um MBA em Gestão de Instituições de Ensino. Esse curso foi concebido e coordenado por professor do MPA, com interlocução com o SINEP, e contou com vários egressos do MPA-FPL ministrando disciplinas no curso.

Consoante seu objetivo de treinar e qualificar pessoas visando melhorar o funcionamento das organizações, outra parceria importante foi estabelecida com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, visando à formação de mestres em Administração para a corporação.

Outro exemplo de parceria foi a realizada com o Mestrado Profissional em Gestão de Projetos da UNINOVE para o desenvolvimento de pesquisas, revista científica, intercâmbio de professores visitantes e trabalhos técnicos e tecnológicos.. Dentro desta cooperação já foi realizado o I Simpósio Internacional de Gestão de Projetos – I SINGEP, que aconteceu em Dezembro de 2012, com participação intensa dos professores do MPA – FPL na coordenação de mesas de discussão e apresentação de trabalhos. O II SINGEP está programado para 2013, junto com a realização do I Simpósio Internacional em Inovação e Sustentabilidade. Pesquisas em parceria também já foram iniciadas.

Outras parcerias importantes são: parceria com o Hospital Vila da Serra e com o Hospital Belo Horizonte para oferta do MBA Gestão da Excelência nas Organizações (curso in company).

Demandas organizacionais

São muitas as demandas recebidas por parte de organizações do Estado de MG. Exemplos:

Parceria com a OCEMG/SESCOOP para realização do curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativa e pesquisas na área do cooperativismo. O curso é ministrado dentro das instalações da OCEMG e já está na sua quarta turma. O coordenador do curso – Nemízio Antônio de Souza - é egresso do MPA e professor da graduação em Administração da FPL.

Instituto de Educação Tecnológica – IETEC: parceria na emissão de certificados.

Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de MG - CEPEMG, parceria na emissão de certificados.

UNIMED: parceria para formação de Mestres em Administração com ênfase em Cooperativismo.

SEBRAE: parceria na EFG Sebrae de Formação Gerencial, que funciona dentro das instalações da FPL. Os professores do MPA participam de vários eventos de formação dos alunos, como o Projeto Vitrine.

Outros parceiros corporativos importantes são: Grupo de Intercâmbio Empresarial - GIE, Policia Militar, Instituto Camargo Correa, AVNORTE, etc.

Parceria para fomento à pesquisa

A FPL tem parceria com várias organizações, seja do setor público, privado ou terceiro setor, visando o fomento à pesquisa dos alunos e da instituição.

Alguns exemplos destas parcerias com as empresas FIAT, BNDES, VALE, BRADESCO, EMBRAPA, IMA, GOVERNO DO ESTADO DE MG, CEDRO CACHOEIRA, IVECO, ITAMBÉ, CNEN, entre outras, são citadas abaixo:

  • Aumento da produtividade na FIAT automóveis S.A: avaliação da implantação da Lean Manufacturing;
  • Avaliação da cooperárvore como programa de responsabilidade social empresarial da FIAT automóveis;
  • Gerenciamento de ativos e passivos, controle de riscos e geração de valor: um estudo aplicado ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BNDES;
  • A evolução do valor econômico gerado e distribuído pela empresa VALE S.A. – análise comparativa do relatório anual de sustentabilidade no período de 2007 a 2011;
  • Treinet Bradesco: análise de uma ferramenta de educação corporativa;
  • Licenciamento de tecnologias em empresas públicas de pesquisa agropecuária: um estudo realizado na Embrapa Agrobiologia;
  • A contribuição da gestão do conhecimento para a inovação na Embrapa Milho e Sorgo;
  • A contribuição do empreendedorismo corporativo para a gestão estratégica: estudos de casos nas empresas Cedro Têxtil, Iveco Latin América e Itambé;
  • Gestão estratégica da informação: influência do sistema ERP (sistema integrado de gestão) nas ações estratégicas organizacionais sob a ótica dos consultores da TOTVS S.A. – Belo Horizonte;
  • A gestão informação na tomada das decisões gerenciais: estudo de caso na organização multinacional de reflorestamento – V & M Florestal;
  • Impactos da inovação na empresa Siderurgica Arcelormittal Monlevade: estudo de caso;
  • Redefinindo as fronteiras da indústria através da inovação de valor: análise comparativa entre o Setor de Microcrédito Brasileiro e o Grameen Bank;
  • Gestão do conhecimento no setor público: identificando práticas e desafios no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN/CNEN;
  • As práticas e ferramentas de gestão do conhecimento como oportunidade de modernização para o Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA;
  • Governança em tecnologia da informação do setor público estadual - diretrizes para a implantação na Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais.
TOPO